22/10/2014

Dieta Paleo LowCarb mudou a vida do empresário Felipe Barroso



A retirada do glúten da dieta reverteu o diabetes tipo 2 da vida do empresário Felipe Barroso



Contato - nutricionista Felipe Barroso - 21-98176-6580





ADORNANDO A VIDA: A sua entrevista ao Globo Repórter em 26/09/14 aguçou a curiosidade sobre a reversão do diabetes e a dieta. Como eram os seus exames na vigência do diabetes e quais foram os resultados após a dieta Paleolítica?
FELIPE BARROSO: Oi Sonia, antes de mais nada é um prazer falar contigo sobre isso e saber que o que aconteceu comigo pode dar esperança a várias pessoas que têm diabetes. Pois quando fui diagnosticado em 2009 a médica foi bem clara e disse textualmente: “diabetes não tem cura e você vai ter que tomar remédios pro resto da vida”. Meus exames antes da dieta: Glicose em jejum: 170 ; Hemoglobina Glicada: 6,4% ; Glicose pós-prandial (1hora pós ingerir glicose): 241…..pós dieta: Glicose em jejum: 90 ; Hemoglobina Glicada: 5,2% e Glicose pós-prandial: 120. Além da normalização das taxas de glicose SEM nenhuma medicação, eliminei 23kg, meus triglicerídeos foram de 194 para 93mg/dl e o HDL subiu de 30 para 55. Enfim ganhei saúde e minha vida deu um giro de 360º para melhor!

A dieta Paleolítica é aquela que o nosso corpo está adaptado há milhões de anos e isso é difícil para as pessoas entenderem. Por que voltar aos costumes alimentares do passado causa tantos questionamentos? É difícil manter a dieta?
FB: Essa é uma pergunta que me faço até hoje, e só encontro resposta na “lipidofobia” e também pela quantidade de dietas da moda que só servem para deixar as pessoas descrentes. Mas o principal creio que é mesmo o medo da gordura, quando falo que banha de porco é melhor que óleo de canola, pessoal dá uma risadinha e me olha com cara de que você vai morrer a qualquer minuto com as artérias entupidas. Quanto a ser difícil, estou na dieta há 19 meses e completamente adaptado. No começo a minha maior dificuldade era no café da manhã, o que fazer sem o pão. Comecei com ovos e bacon, e depois que descobri as torradinhas de provolone, estou nelas até hoje. É bom deixar claro que faço Lowcarb que é uma variação da Paleo que permite queijos gordurosos.
Você perdeu peso como consequência da retirada do glúten do seu dia a dia. Quais foram os benefícios?  Quais os profissionais de saúde tiveram importância nessa performance?
FB: Foram tantos os benefícios que é possível que eu esqueça algum aqui, além da diabetes eu sofria muito com cólicas, má digestão, azia, gases, refluxo isso tudo sumiu na primeira semana, fiquei tão surpreso e percebi ali que estava no caminho certo. Tinha uma dermatite na planta do pé que nunca mais apareceu. Caspa sumiu. Parei de roncar. Tenho energia de sobra e a qualidade do meu sono melhorou 100%. Só tenho um profissional de saúde que segui e sigo até hoje, Dr. José Carlos Souto, Urologista de Porto Alegre e para o mim o Papa da dieta Paleo no Brasil.



E exercícios físicos, quais os que você está praticando ou fez durante a dieta?

Eu faço abdominais, flexões, agachamentos e alongamentos em casa 3x por semana, HIIT na esteira 2x e jogo tênis eventualmente. Mas fiquei 6 meses parado, pois tive uma lesão jogando tênis e não engordei nenhum grama. Essa é uma grande diferença com  relação a outras dietas.

Cite algumas leituras que foram favoráveis ao seu conhecimento sobre a dieta Paleo.

FB: Após 3 meses de dieta, já feliz , com 18 kg a menos e totalmente adaptado comecei a estudar mais a fundo e fui tendo contatos com outros profissionais e livros.

Os livros clássicos em português:

·         Barriga de Trigo – Dr. William Davis
·         Dieta da Mente – Dr. David Perlmutter
·         A Dieta dos Nossos Ancestrais – Caio Fleury

Sites Internacionais:

·         Mark Sisson
·         Dr. LorenCordain
·         Robb Wolf – escreveu The Paleo Solution
·         Dr. AndreasEenfeldt

Sites e blogs em Português:

Blog Paleodiário - Hilton Souza
Carlinhos - Treinamento com base evolutiva
Deli Art - Confeitaria sem glúten e sem soja
Fat New World - Excelente Blog Português
Fitness by Nutrition - receitas e artigos traduzidos
Fórum Páleo - fórum de discussão
LIPIDOFOBIA - Dr. Jose Carlos Brasil Peixoto
Nutri das Panelas - Polyana Freitas
Vida Low Carb – Mariana Montezzana

E o mais importante de todos, o que mudou minha vida: Dr. José Carlos Souto


11 comentários :

  1. Os nossos agradecimentos ao empresário, Felipe Barroso, pela gentileza em ceder o seu tempo para agregar conhecimento a esse espaço que eu sempre digo que é de excelência por causa de nossos convidados, visitantes e leitores.

    Eu fiquei intrigada e quero deixar uma pergunta sobre as "torradinhas de provolone". Quais os ingredientes elas têm em sua composição?

    Grande abraço! Sucesso!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, eu que agradeço o espaço e a oportunidade! Abs.

      Excluir
  2. haha...provolone! E só!
    http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/10/biscoitinhos-de-queijo-provolone.html

    ResponderExcluir
  3. Fantástico. Tudo o que preciso pra tentar controlar o diabetes 2.... Beijos querida e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadia, essa alimentação é fantástica, histórias como a minha tem se multiplicado. Meu tio de 64 anos era diabético, colesterol alto e tinha esteatose hepática, em pouco menos de 1 ano perdeu 15kg e não toma mais nenhum remédio. Me agradece todo dia! Qualquer dúvida me procure nos grupos do Facebook. Abs

      Excluir
    2. Muito grata pela visita e comentário, Nadia. Espero que você tenha sucesso no que se propõe a fazer. Saúde, querida! Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir
  4. É impressionante mesmo como uma dieta a base de baixo carboidratos é muito saudável e também evidente perante a energia que se tem no dia-a-dia, ainda mais no dia de hoje onde é muito fácil comer alimentos totalmente industrializados e com auto teor de açucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Alexandre, a oferta de produtos industrializados é enorme e o desconhecimento segue na mesma proporção. Para se tornarem palatáveis, os produtos são repletos de açúcares e gorduras ruins. Saber identificar os ingredientes nos rótulos é vital.
      Grata pela visita e comentário. Abraços!

      Excluir
  5. Eu sou apaixonada pela Lowcarb paleo. Essa história é ótima para inspirar e salvar vidas! Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim