12/02/2013

Quem acolhe cuida




    Sonia Salim

O Brasil é um país acolhedor e pode-se perceber isso desde o seu surgimento como nação. No Brasil vivem povos oriundos de diversos países e dessa forma a riqueza cultural se fez e perpetua. A nação brasileira é composta por cores, linguagens e feições múltiplas. Importante reconhecer tudo isso e saber de onde surgiu o jeito de ser brasileiro; da variedade dos povos. Contudo, precisa-se refletir nos tempos atuais em que as imigrações acontecem sem que haja estruturas de excelência. Os imigrantes haitianos e muitos outros chegam e precisam encontrar um país preparado a inseri-los no mercado de trabalho com dignidade e competência. Da maneira como o país vem sendo gerenciado pode-se ter a certeza de que muitos problemas surgirão porque não se consegue suprir as necessidades básicas de seu próprio povo. Então, não poderá acolher com dignidade, porque, quem acolhe deve cuidar para que haja harmonia como um todo.


Redação ENEM 2012 – nota 480,0


2 comentários :

  1. Gosto de ver os jovens se expressarem, há sempre esperanças em seus textos, mesmo nos críticos. Não acho que o Brasil esteja acolhendo os haitianos, não os está expulsando, é outra coisa, mas acolhimento realmente seria muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, e com isso logo tem empresas explorando o trabalho deles. Sem condições de voltar ficam a mercê do que a vida pode oferecer. Os que têm formação podem garantir algo melhor. Enfim, penso que não estamos cuidando nem dos nossos. E só olhar hospitais públicos, escolas, condições de trabalho e perceber a realidade.

      Muito grata. Sempre bem-vinda! Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim