17/01/2011

Trabalho e Dignidade





Imagem: do filme "Lixo Extraordinário"


O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
                                                                                              
                                                                                                 @soniasalim

Desde os tempos mais antigos o homem tem se relacionado com o trabalho de uma forma inerente ao ser humano. Homens e mulheres constituem suas vidas através da forma que escolheram no trabalho e dessa maneira dão sustentação ao modelo de sociedade em que vivem. É no trabalho que as pessoas encontram meios de expor as diversas expressões de suas habilidades e aptidões. É através do seu esforço físico ou intelectual, seja qual forma de linguagem na exposição que o ser humano dê ao trabalho, é que o mundo verá que todos estão construindo a sua história. Quando trabalhos são flagrados de forma indigna do ser humano, os próprios semelhantes se manifestam contra seu uso e abuso. E dessa forma o homem revela que há outras maneiras de vida e expressão no campo de trabalho e que não condizem com a melhor forma de existência no planeta. Sendo assim, é necessário repensar os valores a que os seres humanos estão sujeitos. É preciso olhar o outro e ver que o trabalho dele interfere nos demais. Dessa forma, o cidadão que profere discursos públicos em defesa da erradicação da pobreza no mundo poderá perceber que as pessoas que vivem de trabalhos oriundos de lixões, precisam ser repensados, reavaliados, para que se tornem dignos. É preciso dar sustentação e tornar digno os trabalhos que são considerados inviáveis, indignos. Para isso é necessário mobilização política e engajamento de toda a sociedade. Todo trabalho é digno do homem, mas as formas de se efetivarem é que fazem toda a diferença na sociedade. A forma como o trabalho é executado revela a face dos homens e mulheres dessa sociedade. As transformações são importantes e necessárias para o crescimento na formação da consciência do trabalho na sociedade.


Redação ENEM 2010 - nota 875,0



Estendendo conhecimentos: 

http://www.youtube.com/watch?v=NbbNKHKR3qU
                                         
O trabalho digno traz felicidade e bem estar ao homem. (Sonia Salim)                                          


16 comentários :

  1. Gostei da sua colocação sobre o trabalho. O trabalho que nos dignifica, que nos faz acordar cedo, que nos faz ganhar dinheiro para o sustento e para o consumo fútil, o trabalho que nos faz pensar que deve ser bom não trabalhar. Gostaria de pedir, se você souber a resposta, nos explique, a todos, quem foi o sem-graça que inventou o trabalho? E por quê? Ainda sou da opinião de que deveríamos viver na santa comunhão com a natureza, comendo, bebendo e peidando livremente pelos campos floridos da vadiagem, sem a culpa de que enquanto dormimos o restante do mundo trabalha. Tinha que existir uma forma, apoiada pela constituição, que garantisse ao homem o direito de ser sustentado pelo estado quando a preguiça, morosidade e vadiagem não o permitisse trabalhar.Ah, trabalho que nos consome... Deixa eu trabalhar enquanto não descobrimos solução para esse mal da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, tão brilhante quanto a autora. Parabéns amiga! Carlos Boock

    ResponderExcluir
  3. Valdir Bressane, encontrei na Bíblia a 1ª menção de trabalho em Gn 2.2 quando Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou. A 2ª menção está em Gn 3.17-19. Confira e perceba quem foi o inventor, a princípio não existia isso, iríamos viver na tranquilidade, de papo para o ar, assim foi a ideia do Criador. Acho que nós mesmos optamos pelo trabalho. Sem querer, é claro!
    Ah! Depois do trabalho, dê uma passadinha aqui para ver minha resposta. rs Pude rir muito com sua veia artística, mas o trabalho é sério, meu amigo!

    Hoje estou curtindo férias...

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, @cboock , pela gentileza da visita e comentário. O elogio do amigo faz a nossa caminhada melhorar dia a dia, pois nos leva a responsabilidades.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  5. Comentário de @biannaratis via twitter:

    "Artigo conciso, claro e edificante. A sociedade brasileira ainda não se dá conta da dignidade no trabalho, embora fale muito..." Bia

    http://twitter.com/biannaratis/statuses/28665956179910656

    Obrigada, @biannaratis , seu comentário é muito importante para nós, pois vem chamar atenção para a impotência diante de algo tão complexo que é a discussão Trabalho/Dignidade.

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  6. O preconceito e desrespeito definem o que é digno e o que não é digno. Joguem o preconceito no lixo e saberão que todo trabalho é digno e necessário...
    O trabalho foi criado por Deus ainda no Jardim do Éden.
    Gn 2:15. “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.”
    Belo dia a todos
    Valaci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valaci, pela sua presença no blog Adornando a Vida trazendo informações valiosas. Nós precisamos uns dos outros e por isso todo trabalho é importante, essencial.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir
  7. Adorei a redação :) e o blog está muito lindo mesmo. Parabéns.
    to seguindo ta?

    http://distractingpages.blogspot.com/
    acesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Wanda, pela gentileza de sua presença conosco.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir
  8. Parabéns, amiga! Como você escreve com coerência suas idéias. Muito bom. Devemos refletir sempre sobre o que nos cerca, não? E você faz isto muito bem!
    Bjs.
    Elô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata, Elô, sua presença sempre nos encanta e impulsiona a escrever mais.

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  9. Minha #ostra predileta,
    Adorei as idéias contidas no texto e acho que foram de muito bom gosto. No entanto, achei que elas poderiam ser dispostas de forma um pouquinho mais coesa porque acabei ficando perdido em alguns momentos da leitura. De todo modo, está de PARABÉNS! É um orgulho ver que recebeu uma nota tão elevada num exame como o Enem!

    @Greenplancton orgulhoso

    ResponderExcluir
  10. Querida #ostra predileta,

    Adorei as idéias que você teve para compor o seu texto, foram de muito bom gosto! Minha única crítica construtiva é para o aperfeiçoamento da coesão, pois fiquei um pouquinho perdido na leitura durante alguns trechinhos da redação. Porém, está de PARABÉNS pela nota tão elevada! Estou muito orgulhoso!!!

    @Greenplancton/@Fitoplancton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, @Fitoplancton , você sabe como é importante a crítica em nossa vida, seja construtiva ou não. A primeira nos direciona para o bem e a segunda vai depender da maneira como a pessoa acolherá. Eu agradeço as suas intervenções que só colaboram para melhorar os meus textos. Esteja sempre perto.

      Bem-vindo! Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  11. Parabens Soninha!!!No momento em que o Senhor criou o homem colocou no Eden para zelar e tudo que o Senhor fez foi para o homem usufluir a verdade e que o trabalho existe desde quando o Senhor ergueu sua voz,ordenando que seus projetos tornassem real,sem Ele nada do que foi feito se fez...tudo fez formoso colocou a eternidade no coraçao do homemeclesiaste3,11...Dai logo veio a consequencia da desobediençia...mas o trabalho ainda dignifica o homem que tem seus principios esculpidos,tatuados,ligados,associado na sua palavra...assim como Ele ergueu Jose de escravo a governador da cisterna para o palacio,o Senhor continua o mesmo,ELE nao pode mentir,que o trabalho continue dignificando todo homem.tens visto alguem perito naquilo que faz entre reis sera posto PRV 22,28...
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo, obrigada pela contribuição que você trouxe ao Blog Adornando a Vida. Nós somos dependentes do trabalho uns dos outros e isso nos direciona a reconhecer a importância dele.
      Acabei de dizer ao meu filho de 18 anos e que está escolhendo ainda os rumos de vida, a Palavra que você trouxe em Pv 22.29 porque achei muito importante para o momento.
      Esteja sempre conosco.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim