23/07/2021

Relato emocionante do Pr. Sebastião Augusto ao jornalista Luiz Francisco Filho





Pr. missionário Sebastião Augusto, recebendo do Pr. Jorge Luiz, recente homenagem da Quarta Igreja Batista em Búzios-RJ.




O nosso entrevistado de hoje é o Pr. Sebastião Augusto da Silva, oitenta anos, casado com Lia Márcia, tem três filhos e sete netos. É formado em Teologia pela Faculdade Teológica de Brasília-DF, e também em Matemática e Desenho pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna-RJ, além disso, é aposentado da direção geral do Banco do Brasil e da Segunda Igreja Batista de Búzios-RJ.

Há vinte e cinco anos, após uma viagem missionária a Moçambique, continente africano, com resultados positivos em termos de conversões de almas (foram 268 decisões por Cristo Jesus), ele foi acometido por duas espécies de malária, Plasmodiumvivax e P. falciparum, transmitidas pelos mosquitos Anopheles.

Relato: desembarquei no dia 06 de outubro de 1996 no Aeroporto Internacional do RJ, (Galeão) hoje, Antônio Carlos Jobim, com muita alegria no coração, por mais uma etapa cumprida em meu ministério. Na semana seguinte, compartilhei no Rio, com a primeira Igreja Batista da Ilha do Governador, da qual eu era o seu pastor, minhas experiências missionárias em Moçambique. Após a reunião, fui para casa e ainda naquela noite, entrei num processo intenso de febre, dores de cabeça e diarreia. Consultei a um médico, que imediatamente me internou numa casa de Saúde em Niterói, que, após exames, fui diagnosticado com uma malária branda denominada “Vivax”. Após três dias, tive alta. Mas, dois dias depois, os sintomas voltaram, de uma forma mais intensa. Meu estado físico ficou tão debilitado que desmaiei no elevador do prédio onde eu residia. Levaram-me para o Hospital Universitário Antônio Pedro, também em Niterói, e lá permaneci por dez dias. Fui diagnosticado com uma malária bem mais agressiva, P. falciparum. Minha esposa, companheira inseparável, passava comigo o tempo todo desconfortavelmente no quarto. Numa quarta-feira, sugeri que ela dormisse em casa para descansar. Ela se recusou, porém, diante da minha insistência, acabou aceitando. Naquela madrugada, iniciou-se um processo tão forte de elevação da pressão arterial e da frequência cardíaca, que minhas mãos levantavam-se com o palpitar do coração. Sem a minha esposa por perto, sem poder gritar, num horário de silêncio total e sabendo que aquela crise era muito grave, entrei em desespero. Jamais havia passado por uma situação tão angustiante. Quando todas as possibilidades materiais falham e tudo se torna impossível, nós, os crentes em Jesus, temos o Deus do impossível para recorrer. Foi o que fiz. Minha oração com os punhos cerrados e levantados foi esta: “Senhor Todo Poderoso, não sei se esta é a minha hora de partida, se for estou preparado, porém, se não for, cura-me deste mal, liberta-me deste momento angustiante, em nome e pelo amor do Senhor, Jesus, amém”. Após a oração, senti uma grande paz inundar meu coração e uma inabalável confiança de que Deus estava atuando em minha vida. A taquicardia começou a ceder, mas, passei a delirar. Rostos e animais, principalmente da África, formavam-se em minha mente, e passavam como num filme diante de mim. Vi coisas feias e belas nesses momentos. Lembro-me que vi uma planície maravilhosa, onde as árvores, em vez de folhas, tinham bolinhas verdes, de uma beleza indescritível. Cheguei a pensar: “estou chegando na Glória de Deus”, mas tudo não passava de “delírio extremo”. A seguir, abri os olhos e notei que o meu pijama estava ensopado de suor e que eu já conseguia levantar o braço e puxar a campainha, o que fiz imediatamente. Quando me viu, o enfermeiro ficou muito espantado e perguntou-me se eu tinha urinado. A resposta foi não. Ele pediu-me para aguardá-lo, que voltaria já. Nesse momento, verifiquei que minhas unhas, das mãos e dos pés estavam roxas. Assim que chegou a equipe médica, eu disse-lhes:“fiquem tranquilos, pois já estou bem, o pior já passou”. O enfermeiro chegou em seguida com o soro e o quinino, que estavam sendo aplicados em minha veia. Eu disse para o enfermeiro: “Deus já escutou a minha oração e eu não vou tomar este remédio”. O enfermeiro respondeu: “O médico receitou e eu sou obrigado a aplicá-lo em você”. “Ninguém vai me obrigar a tomá-lo”, respondi-lhe. Nessa hora, retrucou o enfermeiro, “você terá que falar com o médico plantonista”. Ao chegar, o médico plantonista insistiu para que eu tomasse o remédio, pois nele estava a solução para aquele tipo mortal de malária. Eu disse então para o médico: “Assino um termo de responsabilidade, mas não tomo este remédio, porque Deus já me curou!” O médico deixou-me e eu dormi das 05h30min. até às 07h30min. Quando acordei, estava sem voz. Logo em seguida, a médica chefe entrou no quarto e queria saber porquê eu deixara de tomar o remédio quinino. Eu não conseguia falar e ela continuava me perguntando. Ela queria saber se alguém me maltratou. Eu apenas olhava para ela e nada conseguia dizer. Em seguida, chegou o médico geral do hospital, a enfermeira chefe e um representante da SUCAM, tentaram me convencer a tomar o quinino, mas eu mantive-me irredutível, em razão da convicção da cura operada por Deus! É importante esclarecer que a teimosia não faz parte da minha natureza pessoal. Sou uma pessoa disciplinada e aceito as ponderações. Na tarde daquela quinta-feira, minha pressão arterial subiu novamente, chegando a 180x130mmHg. Foi preciso colocar um remédio debaixo da minha língua, cujo efeito fez-me ficar indiferente a tudo e a todos que estivessem ao meu redor. A equipe médica pensou que eu estivesse tendo uma encefalite. Por isso, chamaram a minha esposa e lhe relataram o fato, dizendo, inclusive, que não sabiam se eu voltaria ao normal.

No dia seguinte, acordei sem dor de cabeça, febre e a urina com a coloração normal. Eu estava fraco, com menos oito quilos e a contagem de hemácias muito baixa. À tarde, recebi a visita do médico geral do hospital, que me informou: “Sebastião, tenho que me render a você”. A princípio, pensei em lhe dar um calmante e aplicar-lhe o quinino, porém, pensamos que você havia entrado num quadro de encefalite. Por isso, aguardamos, e como o seu quadro melhorou, constatamos que o quinino estava te intoxicando. “Se nós tivéssemos aplicado mais aquela dose, você poderia ter morrido.”

 Dou Graças a Deus porque o nosso Pai é o Deus do impossível, e a sua cura atingiu a minha própria vida. Portanto, estou consciente de que o meu Deus é Deus presente, e o seu Poder é incalculável. A Ele todo o Louvor, Glória e Honra, amém.



..................................................................................................................................................

Obs.: Todo relato é individual e particular. Contate o seu médico nos cuidados de sua saúde.

..................................................................................................................................................




11 comentários :

  1. Nossos agradecimentos ao jornalista Luiz Francisco Filho pela excelente entrevista com o Pr. Sebastião Augusto que sugeriu vários ensinamentos sobre comportamento humano, relação pessoal com Deus, evidências médicas e respeito à vontade do paciente. Eu tenho certeza que neste fato ocorrido há tantos anos ainda vai comunicar de forma diferente a cada leitor que passar pelo blog e tiver acesso ao depoimento.
    Abraços!
    Sonia Salim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏🏻👏🏻👏🏻

      Excluir
    2. Fábio, agradecemos a sua visita prestigiando o post desta entrevista que veio nos ensinar muitas lições agregando valor à vida de cada leitor.

      Abraços!

      Sonia Salim

      Excluir
  2. Muito grata ao Pr. Sebastião Augusto pela disponibilidade de nos contar a sua história de vida, o que resultará em força para nossos leitores, principalmente agora no caso da Covid-19 que tem sido muito difícil no mundo todo.
    Atenciosamente,
    Sonia Salim

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela reportagem meu amigo,vc sempre trazendo coisa Boa com qualidade pros telespetadores de nossa regiâo,admiro muito irmão

    ResponderExcluir
  4. Que relato maravilhoso! Nos traz a memória que não estamos sós nos momentos difíceis de nossa vida.Nosso Deus não dormita; está sempre atento a necessidades dos seus filhos!
    Parabéns Luiz Francisco, pela reportagem.
    Obrigada, Graça Moura

    ResponderExcluir
  5. O pastor Sebastião é um pastor de uma longa bagagem de vida compromissada com Deus. Qualquer comentário sobre sua idoneidade não passa de mera verdade.

    ResponderExcluir
  6. Que testemunho lindo meu amado pastor, tenho orgulho de ter sido ovelha de um homem tão honrado e íntegro que és,que o senhor Jesus Cristo continue a te abençoar saudades

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Importante entrevista.

    Pedro Gouvea

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista, um belo testemunho. Abs

    ResponderExcluir
  9. Agradecemos a presença de cada um que visitou a postagem para ler a entrevista feita pelo Jornalista Luiz Francisco Filho com o Pr. Sebastião Augusto e também a todos os que deixaram mensagem.

    Grata pelo carinho,

    Sonia Salim

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim