15/09/2014

Banha de porco



Faz mais ou menos um ano que eu venho consumindo a gordura ou banha de porco no preparo de alimentos e frituras. Eu compro em lugar afastado da cidade onde vejo que os porcos não ficam totalmente presos, mas têm os momentos soltos para tomar sol e comer capim. Eu sei que eles se alimentam também de arroz com palha. 
Na hora de fritar não acontece aqueles espirros e estouros que sujam a cozinha toda, o trabalho é bem tranquilo. E a gordura pode ser guardada em vidro e conservada fora da geladeira sem problema algum. Eu gosto de guardar em vidros de 500 ml, acho mais prático para uso, mas costumo usar recipientes maiores também. A gordura de porco quando esfria fica sólida e branca.
Eu resolvi usar a banha de porco porque os nossos antepassados usavam e também pelo preço mais acessível. Eu gosto demais de usar o óleo de coco, mas não tenho sempre à disposição para comprar e o preço aqui é mais alto. Então, eu vou intercalando, uso mais a banha de porco e deixo o óleo de coco para saladas.
E assim vou usando as gorduras saturadas que aprendi a gostar e trazer para perto como aliadas à nossa saúde e não inimigas como nos fizeram crer durante tantos anos. 


Banha de porco: 40% saturada, 50% monoinsaturada, 10% poliinsaturada.

Essa gordura o nosso corpo reconhece





6 comentários :

  1. É Sonia, os mais velhos sempre tiverem essa sabedoria. Já te contei que minha avó também cozinhava com gordura de porco, e não só o sabor era excelente como ela teve vida muito longa. A praticidade não pode se sobrepor à saúde. Obrigada por nos alertar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, eu tive "fobia de gordura" por muito tempo. Agora, sabendo que as gorduras boas não são aquelas vilãs que nos fizeram acreditar, estou usando e gostando muito. Eu quero postar a foto da banha fria.

      Eu fiquei encantada mesmo foi com o óleo de coco, lembrei também do passado quando usávamos a marca Carioca ou Dunorte.

      E assim, em prol da saúde, vou resgatando as coisas do passado para os tempos atuais.

      Sempre grata. Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir
    2. Alguns mercados vendem a banha de porco, Mayara, mas você deve ler a parte de ingredientes para certificar se é somente isso que contém no pacote e jamais comprar banha com conservantes, coisa e tal. Você pode comprar a barriga de porco no açougue ou mercado, derreter e ter a sua própria banha. Quando é de porco caipira não espirra, mas os outros espirram muito e eu nem aconselharia, pois dá uma sujeira danada na cozinha e queima a gente. Bom, eu sou um pouco medrosa. rs Boa sorte!

      Grata pela visita. Abraços!

      Excluir
  2. Por quanto tempo posso deixar fora da geladeira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for feita de modo a secar toda a água, coar os resíduos e ficar limpa e bem tampada, não precisamos determinar tempo fora da geladeira. De outra forma, coloque na geladeira para não criar ranço ou azedar. Tudo vai depender do preparo.

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim