09/08/2013

Letras Rebeldes Fluidos Insensatos - Novaes Barra




Novaes Barra, escritor do livro de contos, “Letras Rebeldes Fluidos Insensatos” é dos melhores que já conheci na arte de engendrar palavras e compor histórias com resquícios de artimanha e possíveis verdades nas entrelinhas.



Eu fiz uma reflexão sobre alguns contos, levando para o lado prático da vida, a fim de incomodar o leitor curioso. Vamos lá?

Um dia inesquecível
Como imaginávamos, o livro “letras rebeldes fluidos insensatos”, do escritor, novaes/, não poderia iniciar de outra forma, com o título em minúsculas, mostrando a rebeldia, inovação e liberdade que já conhecemos nos escritos do autor. O que me encantou logo de início foi o lugar de destaque que a poesia encontrou dentro do primeiro conto, revelando a sensibilidade e fascínio que as palavras exercem sobre o escritor e poeta.
Bernardo gandula
O sonho nunca morre, fica adormecido no peito, pronto para assumir a sua forma a qualquer momento e tornar as pessoas felizes. Teria sido assim com o menino gandula? Pais e educadores têm o direito de tolher os sonhos? Como você reagiria se os seus sonhos tivessem que ficar escondidos por longos anos? São questões que nos intrigam ao conhecer histórias de pessoas que passaram muitos anos em profissões que não as tornaram felizes. Algumas esperam por muito tempo até encontrar algo realmente importante e que ocupa o centro de seu coração. O que teria acontecido com Bernardo gandula se o seu pai tivesse incentivado os seus sonhos no futebol? Eu penso que os melhores profissionais são aqueles que perseguiram, lutaram pelos seus ideais e conquistaram grandes vitórias porque deram vazão aos seus sonhos. É preciso que os pais percebam os filhos e direcionem os seus caminhos com sabedoria para que eles alcancem sucesso na profissão que escolheram.
Trevas
 Alguns casamentos malsucedidos deixam marcas intermináveis outros nem tanto. Não sei se são as pessoas que administram a vida de forma a tornar o mundo melhor, mesmo no infortúnio, ou se elas tentam esconder bem dentro do peito o desgosto de amores desfeitos. Mas encarar a vida de frente pode afugentar a dor, calar o suposto amor e contornar situações delicadas.
A carta
Lutar contra forças governamentais é algo que não é tão fácil devido ao número de mentiras na mídia que os favorecem. Às vezes os rebeldes são obrigados a “deixar” seus próprios pensamentos para mostrar que não se ganha nada lutando para um mundo melhor. Mas os que são envolvidos com a causa popular não deixam os braços enfraquecerem, suportam e lançam a mensagem de força e coragem para os outros. Foi o que aconteceu com o ativista que embora na clausura, deixa um legado à sua filha. Há um grande enigma a ser decifrado neste conto e que fecha o livro com chave de ouro. É preciso ter olho “tridimensional” para entender a mensagem.


Você poderá adquirir o livro de contos aqui


6 comentários :

  1. O escritor Novaes Barra é muito criativo e nos impressiona com a complexidade de seus contos. Eu me diverti com "Os famintos da Rua Cinco"! E com a "Ata da Assembleia Geral dos Mortos do Céu", mais ainda! Eu espero ter 'cutucado' vocês a lerem, "letras rebeldes fluidos insensatos". São 17 contos de alegria. rs

    Sucesso, novaes/!!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma honra estar em seu blog, Sonia Salim. Só posso agradecer a leitura e os comentários generosos sobre o livro. Que bom que você gostou, espero que seus leitores também gostem.
    Um abraço grande.
    Novaes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, novaes/, os contos são maravilhosos a forma de elaboração do livro também. Você está de parabéns e nós leitores ganhamos com isso. Sinto-me feliz de fazer parte dos primeiros leitores deste livro porque muitas outras edições virão. Os nossos leitores vão amar!!!

      Abraços!

      Excluir
  3. Rita Magnago, eu percebo a sensibilidade nas entrelinhas. rs No primeiro conto, "Um dia inesquecível", o novaes/, revela uma 'revolução' e faz ressalva ao livro de poesia. Bom, não podemos contar muito e tirar o efeito surpresa do nosso leitor, mas achei que o autor deu um destaque à poesia. Será que ele acha que a poesia já se encontra num estado de graça por fazer tudo o que o coração ordena? Que já é uma rebelde por vocação? Sei não... rs

    ResponderExcluir
  4. Ah, agora entendi o seu tweet, rsrsrs. Sim, Novaes começou a escrever pela poesia, embora nunca (até hoje) tenha se decidido a publicar um livro de poemas, ele tem muito material e da melhor qualidade. Sobre os contos, eu sou fã, também adoro o da Assembleia dos mortos, mas tenho um apreço todo especial pela ousadia e irreverência do cozinheiro Josias, além do último conto que é hors concours, né? Sua postagem ficou linda. Parabéns, Sonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li alguns poemas do Novaes/ e achei maravilhosos. Todos os contos do livro, também são incríveis! Pois é, como "Josias" há milhões de trabalhadores, uns encontram a magia e o encanto no que fazem, e outros, simplesmente, levam a vida sem gosto, sem percepção.

      Obrigada, Rita, pela visita. Beijos!

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim