04/12/2010

Curta-metragem : Ilha das Flores





Reflexão feita por Pedro Salim

O curta metragem, Ilha das Flores, faz uma síntese do cotidiano comercial e social numa região de Porto Alegre no sul do Brasil, relatando e explicando a origem de várias coisas. Inicia fazendo comparações do ser humano em relação aos outros animais, baseando-se principalmente na capacidade cerebral do mesmo. Ao mesmo tempo em que ironiza sobre a possibilidade do homem de fazer mudanças no planeta, tanto para a evolução quanto para a destruição. Mostra o processo de produção e comercialização do tomate até chegar à mesa do consumidor. Essa comercialização no passado era feita através de trocas diretas, ou seja, barganhas de produtos que ao longo dos tempos deu lugar ao dinheiro que para conquistá-lo é necessário vender sua força de trabalho. E nesse meio comercial está inserido o lucro que varia de uma atividade para outra.
Foi mostrado no filme que o ser humano tem o conhecimento para identificar um produto indevido para consumo e direcioná-lo ao lixo. Ilha das Flores é um dos locais onde o lixo das áreas urbanas está concentrado podendo sujar, cheirar mal e atrair doenças. “Há poucas flores em Ilha das Flores”
Alimentos estragados, inapropriados para consumo humano podem servir para certos animais. E na Ilha das Flores há pessoas que se alimentam do lixo orgânico, impróprio até para os porcos. Pessoas em situação de miséria, sem dinheiro e consequentemente, liberdade e poder de escolha.
“... Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda...”  Cecília Meireles

...................................................................

Curta-metragem: Jorge Furtado - 1989    

http://youtu.be/KAzhAXjUG28

5 comentários :

  1. Agradecemos os comentários do amigo @ohomemdocanada via twitter:

    "O filme é perturbante em vários momentos. Porém, o fato de as pessoas valerem menos que os porcos é uma bofetada na humanidade."

    http://bit.ly/eym8n0

    "Ver que o destino de nossa educação é se transformar numa prova de história servida aos porcos também nos põe para pensar."

    http://bit.ly/eZeT7T

    ResponderExcluir
  2. Sonia, vc como sempre foi brilhante em seus comentários.Interessante que faalmos neste documentário ao comentarmos o livro A menina que roubava livros, numa mesa da Gruta de Capriem nosso último encontro. Muitos ainda não o haviam visto, e fiquei de mandar aos amigos o vídeo. Agora formamos mais uma rede de coincidências.Vejo aqui este belo comentário.Vou acrescentar ao vídeo. Bjs. Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Eloisa, eu fico muito alegre em receber você aqui e poder dialogar acerca dos textos. Esse em especial foi uma reflexão feita pelo meu filho, Pedro Salim, atendendo a solicitação do professor de Sociologia. Eu estava junto, mas ele ditava e eu escrevia, apenas sugeri uma palavrinha aqui e outra ali. Resolvi postar como incentivo para trabalhos futuros. O autor do curta, Jorge Furtado, foi muito feliz enfocando um tema que permanece até os dias atuais e serve de reflexão para todos nós.
    Agradecemos a sua contribuição que veio para incentivar os jovens nos assuntos mais polêmicos.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos o comentário feito por @Cris_Zarichta via Twitter. Confira também o link abaixo.

    “Esse curta-metragem da "Ilha das Flores" assisti quando era criança. Simplesmente fenomenal. Esta ilha fica aqui em Porto Alegre” @Cris_Zarichta

    http://bit.ly/ew5bHx

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos comentário de @Prof_NelsonMS via Twitter. Confira link abaixo.

    "Sonia, o post sobre a Ilha das Flores está muito interessante. Parabéns a seu filho." :-)

    http://bit.ly/fNtAB7

    Muito grata, Nelson. Será um grande incentivo para ele o seu comentário. A reflexão foi trabalho para escola. @soniasalim

    http://bit.ly/f2IoTl

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim