12/10/2010

Jogo


Quando esses times entram em campo é para um jogo diferente. É um amistoso que vai interferir no futuro dos jogadores:
                                    
                                  HOMEM x MULHER

Preparando para a vida

Os meninos enquanto crescem vão cuidando do corpo, fazem musculação e aprendem a estar no mundo observando a figura do pai, que trabalha e é a força da família.
As meninas investem intelectualmente porque sabem que o trabalho já é parte integrante na vida da mulher moderna.
Pode ser tudo diferente, dependendo da família e da cultura. O casamento ainda faz parte de muitas delas, apesar de muitos prorrogarem a vida em comum em prol da vida profissional.

Começando um novo tempo
E no encontro casam-se, criam filhos que vão modificando a estrutura familiar comprometendo aquela liberdade do início do casamento.
Abordar assuntos de relacionamento é muito difícil porque as histórias são diferentes e cada casal tem sua forma de resolver os embates que surgem ao longo da vida.
Às vezes, os problemas cotidianos desgastam o relacionamento fazendo com que casais passem a viver como irmãos, deixando no segundo plano as relações amorosas, sexuais. A mulher pode ficar indiferente a toda investida instintiva do homem tornando insuportável a situação para ambos que arrastam vida afora o peso da culpa.
Quando o desejo sexual diminui, a situação complica, especialmente quando é a mulher a perder a libido. Nesse momento o casamento passa a ser suportado, pois o preço de se manter um relacionamento apenas nas aparências é o que algumas das mulheres têm maior especialização e conseguem dissimular anos a fio. Isso  tudo causa desgaste emocional no casal que passa a julgar um ao outro como responsável pela situação estabelecida.
Mas, nesse jogo tem 2 pessoas em campo e o sucesso acontece quando o parceiro marca gol. Como isso acontece? Quem vai entrar num jogo e torcer pelo outro? Quem quer entrar num jogo e perder sempre? Essas e muitas outras são questões cruciais no processo sexual.
Há homens que só pensam em si, não imaginam que a mulher entra em campo e tem suas expectativas. Há mulheres que fazem desse momento um trabalho escravo e não apostam em experiências progressivas. E as insatisfações se multiplicam e não há vitórias.
O que acontece no jogo amoroso quando só o homem marca ponto, deixando sempre a mulher no vazio?
Qual a tendência da mulher quando isso acontece? Na maioria das vezes, a reação é fugir do jogo ou manter as aparências, e nesse caso há um desajuste e o time fracassa. Só há vitória quando homem/mulher dialogam e tomam conhecimento de tudo que lhes causa prazer. Mas, ainda assim, esse jogo está longe de terminar, pois é um aprendizado, uma troca de saber, uma constância de erros e acertos. Cada dia uma prática que não tem receita, senão inovar. Cada um sabe a forma de satisfação pessoal e de como agradar o outro. E se não sabe, deve perguntar e o outro responder sem vergonha alguma.
Entra em campo o romantismo, as surpresas que podem variar das mais simples às mais sofisticadas, dependendo da criatividade e das condições do casal. Às vezes, é preciso uma abordagem mais sutil, mais inteligente para tirar do caminho o que causou desentendimentos e rejeições. Talvez coisas simples como chocolates, flores, um bilhetinho deixado onde um dos cônjuges possa encontrar, tudo isso prepara o coração e alegra a alma. Mas, não vá deixar um bilhete assim: "HOJE EU QUERO!" Isso colocaria em risco toda a expectativa de gol e o time estaria na linha do fracasso, pois já deixou implícito na frase o sentido unilateral a que seria direcionado o jogo amoroso.
Invente, crie formas diferentes de abordagens que valorize a mulher ou o homem. Seja sincero, preocupe-se com o outro, se está feliz ou não, com o jeito que é tratado. Converse muito, abra o coração. Afinal, é um relacionamento que está em campo para um jogo diferente. E o amor, carinho, criatividade, compreensão, cumplicidade e muitos outros componentes estarão colaborando no sucesso que não visa à vitória de um time, mas dos dois. Nesse jogo quem entrar querendo ganhar, poderá  perder a longo prazo. Quem perceber a mão dupla a que o jogo sexual se processa, terá mais chances de vitórias.
O que você prefere? A escolha é sua.


18 comentários :

  1. Ooops! Que esse jogo e bom!Embora eu ainda nao seja casada, entro no time dos "relacionamentos". Jogo que so funciona se jogado em parceria, com chances iguais para os dois.Eu nao acrescentaria mais nada as taticas que tu colocaste, Sonia, porque esse jogo e assim: se ganha com a vitoria do outro.Impossivel? Nao creio! trabalhoso? Com certeza! Mas valera muito a pena brigar todos os dias pra conquistar uma mesma pessoa. Eu topo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, não tem que ter "forçação de barra", uma conversa, um passeio diferente, um jantar a luz de velas, enfim, criativade fazem muita diferença.

    Bjs
    @sgcoelho

    ResponderExcluir
  3. Só jogo se for no mesmo time.. hehe

    fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Las relaciones humanas son complejas en todos los ámbitos de la vida toda vez que los seres humanos somos complejos. Si le agregamos un pequeño gran ingrediente a esas relaciones y las encuadramos en una relación sentimental entre dos personas, la complejidad se transforma mucho más, por varios motivos, entre los cuales están, los aspectos culturales, religiosos, económicos, sociales y los sexuales, dependiendo de los valores recibidos, los tabúes inculcados por las propias familias y la sociedad, al menos la occidental que más conocemos o al menos en mi caso particular.
    Todo este abanico de elementos, obviamente va a influir en las relaciones de pareja y por tanto en el desarrollo de éstas más aún si por agregar otro factor importante, es que en la vida nos preparamos para muchas cosas, menos quizá para lo más relevante, que es ser parejas y eventualmente ser padres y a diferencia de los animales "irracionales", como si nosotros fuésemos "racionales" lo que no es cierto, el instinto no nos sirve, como sí les sirve y le sobra a los "irracionales" y por tanto la situación por lo general, empeora.
    Luego, no hay recetas básicas ni menos mágicas. Pienso que sólo el diálogo puede ayudar bastante, dejando de lado los prejuicios, los dogmas, los paradigmas - generalmente falsos - las creencias religiosas y en definitiva, dejarnos llevar por el SER y así lograr la COMUNIÓN tan necesaria para nuestro desarrollo en todas las áreas.
    La mujer sí tiene iguales derechos, deseos, ansiedades, que el hombre y por tanto, también debe ser un partícipe activo en todos los aspectos de la vida cotidiana y no ser mirada sólo como un instrumento o medio, para los fines de los varones.
    En la medida, en primer lugar, que las madres eduquen a sus hijos en esa dirección, desde la edad primaria, esto es de los cero a los tres años, luego en la educación pre escolar las educadoras sean reales conductoras de las matrices del hogar, y así sucesivamente conforme a la edad del niño o niña en formación, podremos lograr, que algo tan natural, pues el hombre es un ser social, se pueda desempeñar en todos los frentes en forma adecuada y no como es hoy, a pesar de tener millones de años de existencia, todavía no aprendemosa vivir en sociedad, menos en pareja y mucho menos en lo relacionado con nuestras relaciones íntimas.
    Educación, naturalidad, diálogos, franqueza, normalidad, responsabilidad, quizá sean las herramientas que nos permitan llevar a la gran mayoría una juego en igualdad de condiciones y beneficioso para todas las partes. Mientras tanto...seguirá la mujer sufriendo carencias y el hombre ignorando a su compañera de vida.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán @FRodriguezG

    ResponderExcluir
  5. Sônia, você me fez lembrar de Maria Helena Matarazzo em seus livros sobre relacionamentos amorosos. Ela aborda que o sucesso da relação está em não querer transformar o outro, em amar defeitos e qualidades, mas não significa deixar o tempo passar e consumir a relação, não, ela diz que devemos criar formar de se apaixonar todos os dias, de aprender com o outro novos caminhos de sedução e prazer.
    Adorei seu texto!!! Parabéns!!! Muito reflexivo! bjs... @Daniellecfb

    ResponderExcluir
  6. Sônia, relacionamento é algo presente em toda a nossa vida. Compartilharmos experiências e buscarmos conhecimento sem sombra de dúvida aumenta as chances de um relacionamento ir bem. Eu gosto de ler e escrever sobre esse tema que é sempre tão intrigante e sempre tão atual, embora eu viva esculachando os relacionamentos, sei da importância aos pequenos detalhes que é citado por você em seu texto.
    Acho que um pouco disso que você fala tenho posto em prática em meu casamento e, é claro, o sucesso é garantido, o sorriso é certeza e cama é da própria natureza...
    Adorei seu Blog, vou colocar um link no meu, se você me permitir é claro.
    Um grande abraço!
    http://ninhoderisos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. As relações humanas são complexas em todas as áreas da vida onde os seres humanos são complexos. Se acrescentarmos um ingrediente pequeno grande a essas relações e enquadrada em um relacionamento amoroso entre duas pessoas, torna-se muito mais complexa por várias razões, entre as quais, o cultural, religioso, económico, social e sexual dependendo dos valores recebidos, tabus instilados por suas famílias e da sociedade, pelo menos, o mais ocidental conhece ou pelo menos no meu caso.
    Todo o espectro de elementos, obviamente influencia as relações e, portanto, desenvolver-se se acrescentar um outro fator importante é que na vida nós nos preparamos para muitas coisas, mas talvez mais relevante, é ser parceiros dos pais e, eventualmente, ao contrário dos animais "irracionais" como se estivéssemos "racional" que não é verdade, o instinto não é útil, pois ela serve e tem muito de "irracional" e Portanto, a situação geralmente fica pior.
    Então, não há receitas menos mágico. Acho que só o diálogo pode ajudar muito, deixando de lado preconceitos, dogmas, paradigmas - muitas vezes falsa - as crenças religiosas e, finalmente, ser conduzido pela SER e, assim, alcançar a comunhão tão necessária para o nosso desenvolvimento em todas as áreas .
    As mulheres têm direitos iguais, desejos, ansiedades, que o homem e, portanto, também deve ser um participante ativo em todos os aspectos da vida diária e não deve ser considerado apenas como um instrumento ou meio, para os fins dos homens.
    Na medida em que, primeiro, que as mães educam os seus filhos nesse sentido, desde a idade escolar primária, ou seja, de zero a três, em seguida, os educadores do pré-escolar são matrizes reais realização casa , e assim sucessivamente de acordo com a idade da criança em formação, podemos alcançar algo tão natural, porque o homem é um ser social pode ser admitido em todas as frentes, de forma adequada e não como é hoje, apesar tem milhões de anos, ainda vive em aprendemosa sociedade menos como um casal, muito menos a ver com nossos relacionamentos íntimos.
    Educação, naturalmente, o diálogo, a abertura, a normalidade, a responsabilidade, talvez eles são as ferramentas que nos permitem ter a participação majoritária em uma igual e benéfica para todas as partes. Enquanto isso ... as mulheres continuam a sofrer escassez de homem e ignorando seu companheiro de vida.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán @FRodriguezG

    ResponderExcluir
  8. Comentário recebido pelo Twitter, de @Valaci

    "É um jogo muito interessante. Eu diria: "Hoje eu quero" ... marcar um gol de placa outro de bicicleta..."

    ResponderExcluir
  9. Relacionamento entre homem e mulher é realmente um jogo muito interessante.São dois universos cheios de mistérios ainda.
    Algo que me chama atenção na mulher é que ela é capaz de ter dez relações sexuais, com homens diferentes em um mesmo dia, em troca de $200,por exemplo, mas quando vai para a rotina do casamento, uma relação sexual por noite,com o marido, é claro, durante sete dias seguidos se torna frustrante.
    ...É o preço que o casal paga por não lidar bem com as diferenças entre os dois universos...abraços Sonia
    @Valaci

    ResponderExcluir
  10. Amigos, esse espaço é para troca de conhecimentos e discussão de temas complexos que acabará resultando em outros, nos próprios comentários que vocês deixarem aqui. Com o tempo irei respondendo a cada um dos visitantes e quem chegar pode ficar à vontade para falar uns com os outros. Tenho certeza que vocês observaram todo o cuidado que tive ao abordar o relacionamento sexual no casamento, através do "JOGO" e farão o possível para que eu não precise moderar o blog. Falo isso não pelos amigos que aqui já estiveram, mas pelos que virão a comentar daqui para frente. Poderão usar o #humor e palavras referentes ao futebol, como fez o amigo @Valaci na mensagem que deixou no Twitter e que eu trouxe para acarretar outros tópicos de discussão. Que todos tenham #humor, mas com cuidado e carinho uns com os outros. E que eu não precise excluir nenhum comentário, o que farei se for preciso, se causar desconforto ao visitante no uso de palavras indevidas.
    Agradeço a todos os amigos que já deixaram reflexões importantes para cada um de nós.

    Beijos!

    @soniasalim #ostra fazendo pérola

    ResponderExcluir
  11. Amiga, @adclac , ainda bem que você gostou desse 'Jogo' diferente, em que o gramado é substituído pela vida cotidiana e assim vai apostando na conquista de uma mesma pessoa. Porque há aqueles que mudam de parceiro e ainda não encontram a satisfação no relacionamento. É preciso acreditar em mudanças e investir nelas, crescer junto com o outro. Há muitas táticas nesse jogo que ainda precisamos saber, pois é aprendizado diário. Há empecilhos? Claro! Mas é algo que se pode edificar pouco a pouco. Basta acreditar e colocar em prática.
    Obrigada pela contribuição de suas palavras que levarão muitos a investirem nos relacionamentos que estão estagnados há muito tempo.
    Grande abraço!

    @soniasalim #ostra fazendo pérola

    ResponderExcluir
  12. Querida, @sgcoelho , você tem razão e às vezes nem precisa gastar muito para agradar o outro. Por exemplo, que mulher não gostaria de uma bela barra de chocolate no meio da tarde? Tudo de bom! Ixi! E aquelas que não podem? Ah, no outro dia faz uma dieta, uma caminhada, mas não perca o agrado do maridão. É um mimo, um carinho, uma atenção para não ir direto ao finalmente. E por aí vai... Ou não? Pode ser que não dê certo, tente de outra forma, o importante é investir no relacionamento aos poucos e com cuidado. E quando é a mulher a conquistar o marido? Quem habilita a um palpite bem criativo? Fica a pergunta para quem tiver uma boa ideia.
    Muito obrigada pela contribuição que é de todos nós.
    Beijos!

    @soniasalim #ostra fazendo pérola

    ResponderExcluir
  13. Olá, @DiegoBatista25 , parece que você está disposto a fazer de tudo para que seu relacionamento dê certo. Parabéns para você e também àquela que fará parte da sua vida. Jogar no mesmo time é estar em parceria, um ao lado do outro. É claro que farão muitos gols! Obrigada, por participar conosco e contribuir com questões importantes.
    Grande abraço!

    @soniasalim #ostra fazendo pérola

    ResponderExcluir
  14. Agradar o maridão? Simples. Deixe-os assistindo futebol com um grande balde de pipocas *Rs

    Beijocas tuiteiras
    @sgcoelho

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, @FRodriguezG , pela valiosa contribuição no blog "Adornando a vida". Palavras de sabedoria que vem valorizar a mulher em todos os aspectos da vida humana. Trazendo também, a EDUCAÇÃO, o diálogo, entre outros instrumentos de realização para uma vida plena.
    É uma satisfação recebê-lo aqui para refletir acerca desse JOGO da vida conjugal, que como você mesmo disse, está dentro de um campo muito complexo. E isso exige tempo, envolvimento, companheirismo e muito amor.
    Muito grata.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  16. Grata, @Daniellecfb , por trazer sugestão de leitura em 'Maria Helena Matarazzo'. O ideal é isso mesmo, recriar a relação respeitando as essências de cada um.
    Sempre bem-vinda!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  17. Bom receber no blog "Adornando a vida", a visita e reflexão de @ninhoderisos1 , a respeito de relacionamentos, o que ele escreve muito bem em seu blog colocando o HUMOR na linha de frente.
    É claro, meu querido, que permito que você faça uma ponte e passe sempre por ela e visite meu espaço virtual.
    Sempre grata e feliz com a sua visita.

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  18. Agradecendo sempre a gentileza de Fernando Rodríguez Guzmán, @FRodriguezG , em preocupar com os visitantes do blog "Adornando a vida" e fazer o tradução de seu comentário para a língua portuguesa.

    Do Brasil, nossos agradecimentos.

    @soniasalim

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim