28/06/2020

Dieta carnívora - 2 anos








Eu tomei ciência da dieta carnívora através da Jade Soller no instagram. E como uma ação leva a outra, conheci também o casal Maurício Lima e Tatiane que já faziam a dieta carnívora há muito mais tempo e são autores de um site maravilhoso, o Estilo de vida carnívoro onde você poderá encontrar conteúdos variados e de qualidade para reflexão.

Há pessoas que devido a problemas de saúde não encontraram resposta ou solução nas várias estratégias que empreenderam na vida e adotaram a dieta carnívora com sucesso. Não é difícil encontrar os vários proponentes da carnívora através da internet.

Muitos nutricionistas chamam de estratégia alimentar ou ferramenta que pode ser usada a qualquer momento se necessário para otimizar a saúde. Usada também no emagrecimento ou num determinado momento em que o objetivo coincida com a aplicação em algum tipo de esporte específico.

O que me fez adotar esta ferramenta como estilo de vida foi o cansaço, pois estava exausta de fazer feira e carregar as compras até o carro – aipim, frutas, verduras – tudo muito pesado; e depois fazer compras no açougue. Adotei a carnívora e descansei demais porque é uma forma prática de levar a vida. São carnes de boi, vísceras, frango com pele, porco, ovos e eventualmente queijo. O meu dia a dia são de carnes e gorduras do próprio alimento – banha, manteiga, ghee, óleo de coco - entram para alguns preparos dos alimentos.

Com o passar do tempo fui lendo, estudando e compreendendo que comer mais proteínas, as carnes junto com as gorduras nelas contidas é uma forma saudável e antiga ao mesmo tempo de manter da melhor maneira possível o corpo e a mente.

Eu digo que sou carnívora não estrita porque de vez em quando eu como alimentos que estão fora da dieta, mas na maior parte do tempo estou consumindo carnes e ovos.

É prático, simples e fácil. Eu quero apenas encontrar um nutricionista para fazer uma adaptação na dieta para a minha idade e perfil físico. Nada precisa ser tão radical, se necessário, aplicar mudanças em determinados períodos, mas a base nós sabemos, são as proteínas que constroem tudo no nosso corpo e as gorduras já estão presentes na carne para sustentar, dar energia.

Por quanto tempo eu vou sustentar mais esta dieta? Não sei. É tão gostoso o consumo de carnes que eu penso que poderá ser pra sempre. Isso significa até o momento que eu puder. Pra sempre na minha vida tem a conotação de sustentabilidade, enquanto eu me sentir bem, com energia para romper as fronteiras e ser feliz. A partir daí... tudo pode acontecer, eu sou um poço de dúvidas.

Este espaço tem o intuito de fazer refletir e nunca definir padrões. Tenha o seu profissional de saúde e siga o que ele prescreve de acordo com a sua individualidade e necessidade. As que estão descritas aqui hoje são as que eu adotei no presente momento.



..........

Amei ver o meu depoimento aqui

..........



6 comentários :

  1. Parabéns Soninha! Tenho certeza que vc ainda ficará nesta “estratégia “ por muitos anos ainda. É libertador e muito prático mesmo. Quanto mais estudamos, mais aprendemos e temos a comprovação em nossa estado de saúde de que estamos na direção certa. E concordo com vc, se forem necessários fazer ajustes (suplementação) ou incluir algum alimento que não seja de origem animal, tb não vejo problemas. Não fazemos parte de nenhuma seita, não é mesmo? rsrs Tudo é permitido desde que seu corpo tolere, e isso é muito individual. Somos gratos por ter você em nosso círculo de amigos virtuais (infelizmente não te conheço pessoalmente). Uma mulher fora da curva, que está sempre em busca de conhecimento e que não se cansa de questionar. Parabéns Soninha!!! ❤️������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso comentário, Tatiane! Você pegou o cerne da questão que é a individualidade e necessidade de cada organismo, dando foco para o mais importante que são as proteínas de origem animal. Eu adorei quando mencionou que não fazemos parte de nenhuma seita, que não temos dogmas, que tudo é baseado em estudos e conhecimentos que podem ser revistos, revisitados a cada momento. Acho que é isso que nós mantém na carnívora, a liberdade, a alegria de sentir os melhores sabores das carnes, os conhecimentos, os amigos... Obrigada pela simpatia e gentileza. Beijos!

      Excluir
  2. Depoimento fascinante! Fico feliz que tenha melhorado a sua saúde e me sinto honrado por ter contribuído neste importante processo. Com certeza com o conhecimento que você já adquiriu será capaz de manter uma qualidade de vida acima da média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maurício, estamos no caminho... foram muitos anos na direção errada entre farinhas e outros enganos, agora estamos acertando os ponteiros da saúde. Sim, você e Tati estiveram perto a todo o momento com conhecimentos e cuidados. Agora, vamos seguindo com o sabor das carnes suculentas e gorduras saudáveis. E eu que pensava que a vida havia acabado. rs Agradecimentos mil! Abraços!


      Excluir
  3. Vim pelo Maurício! Gostei de sua história.

    Estou tentando um 80 X 20 , com laticínios fermentados / curados e muitas vísceras (aprendi a gostar de coração bovino moído).

    Ainda sou perdidamente apaixonada pelo aroma, sabor, textura, refrescância, formas geométricas e cores das frutas... Minha perdição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, muito obrigada pela sua visita e comentário aqui no blog. Ah, é um encantamento ver as frutas todas expostas, coloridas, mostrando exuberância e beleza! A minha paixão é o leite, fui criada na roça e bebia "na teta da vaca", (rs) mas não posso tomar como se não houvesse o amanhã, o organismo responde de maneira negativa. Enfim, não há problema algum se o alimento não nos fizer mal, caso contrário, precisamos abandonar e seguir em frente. Eu gosto também de coração bovino, mas nunca pedi para moer, deve ser muito bom. Legal saber da sua tentativa voltada mais para a carnívora e da paixão pelas frutas. Vamos seguindo e com certeza os conhecimentos vão acrescentando a cada dia. Grata por ter vindo através do Maurício. Beijos, querida!

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim