10/07/2010

O Plágio



Por @soniasalim

Sara era uma pessoa calma e trabalhava com amor na profissão que escolheu com todo o cuidado. Quando ela completou dois anos no magistério do ensino médio algumas indagações surgiram no secreto de seu pensamento. Qual a causa de tantos alunos repetirem as mesmas respostas nas questões subjetivas? Então, começou a colocar um asterisco (*) em cada avaliação que estava com respostas iguais a fim de identificar e valorizar o verdadeiro autor. E os alunos começaram a perceber os sinais e perguntaram à professora o que significava aquilo. E ela sempre dizia: - Ninguém pode ter o mesmo pensamento que o outro e escrever tudo com as mesmas palavras, isso seria impossível.
Isso começou a intrigar os alunos que davam suas respostas e outros apenas copiavam. Então os mais honestos começaram a dar os créditos para os respectivos autores enquanto que os outros ficavam indignados e sequer davam um pio a favor da originalidade. Muito tempo se passou até o dia em que uma aluna rebelou-se ao perceber o asterisco e corada de raiva começou a blasfemar por causa da postura de Sara em reconhecer e valorizar os verdadeiros autores. Com toda diplomacia a professora explicou o valor de dar sua própria opinião nas questões que assim pediam. Mas não convenceu o espírito bravio da aluna que partiu para cima de Sara e tentou arrancar seus cabelos com as próprias mãos. Dissipada a confusão e recuperada do susto a professora nunca mais falou em originalidade. Continuou seu trabalho intimidada pelas pressões externas.  Isso retrata um mundo totalmente indiferente ao novo e sem vontade de criar. E a professora Sara perdeu a chance de formar novos valores e talentos. O plágio é uma fraude e isso precisa ser ensinado na escola desde as séries iniciais.

.........................................................................

Link enviado gentilmente pelo amigo @paulobaia :


"Nem tudo o que parece é: entenda o que é PLÁGIO" - Cartilha - Departamento de Comunicação Social - Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

........................................................................

imagem de internet  

19 comentários :

  1. Uau!!! Adorei o que escreveu! Simples, curto e MAGNÍFICO!!! Parabéns pela originalidade! Uma das coisas mais maravilhosas que pude ler ultimamente. Você realmente tem um brilho especial! Continue escrevendo esta história! Dará um ótimo livro!!!

    ResponderExcluir
  2. Sonia, concordando com Fito, o texto está incrível. Sou professora universitária, dou aulas de criatividade para uma turma de Publicidade e Propaganda e posso lhe garantir que as maiores dificuldades dos alunos estão em quebrar paradigmas aprendidos na infância por questões culturais e familiares. Me empenho bastante em fazer com ele sejam originais agora, mas não é fácil!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. poxa, que pena a sara ter desistido.

    penso que para que os estudantes consigam compreender desde pequenos o porquê de ser sincero, de dizer a verdade sempre, é preciso, por parte dos educadores, romper com um modelo de educação que dá mérito e ranqueia por notas os estudantes, por fim ao modelo de educação que prioriza números em detrimento do que é de fato aprendido.

    creio que se escola conseguisse fazer compreender que o mais importante não é a nota, mas o que de fato se aprendeu, não haveria tanto medo em errar uma questão, logo, não haveria porque exitar em escrever o que realmente se aprendeu.

    assisti um filme chamado "le petit nicolau". há um personagem que lembra isso de que falei. tentarei escrever sobre a experiência e as reflexões em meu blog em breve.

    um abraço, sônia salin, e obrigada pelos comentários que tens deixado em meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Fábio, Danielle e Camila, fico agradecida com a presença e comentário de vocês, pois vieram dar força para continuar, reconhecer as dificuldades de um orientador na busca de inovações, detectar falhas e dar sugestões que garantam liberdade de expressão aos jovens.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente que isto deve ser ensinado aos lados desde cedo. Eles ficam tão acostumados a copiar dos colegas que não criam o costume de pensar por si próprios, isso muitas vezes acaba gerando adultos sem opiniões próprias e sem senso de liderança tbm! Parabéns pelo blog...beijo grande :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sonia. Sou eu que agradeço por ter criado esse espaço e dividir conosco opiniões, idéias e experiências tão nobres! Como professora, me sinto um agente de mudança e postar o que penso é bem mais forte do que eu, kkk! Continue nos dando a oportunidade de apreender mais, sempre! bjão

    ResponderExcluir
  7. Meire e Danielle, os alunos até reconhecem que copiar a resposta do outro é um erro, mas acabam perpetuando essa prática de maneira tão automática que nem sabem explicar as razões.
    Agradeço por estarem participando na discussão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma aluna q é mais amiga q aluna, e um dia saindo de uma prova, q não era a minha, disse com toda naturalidade do mundo q havia passado todas as respostas para o namorado q também é aluno. Olhei bem p ela e disse: Esqueceu q sou professora??? kkk Eles consideram tão natural "colar" q lidam com o assunto com mt naturalidade! Eu nunca entendi isso, nunca consegui colar! bjs

    ResponderExcluir
  9. Danielle, isso é uma coisa tão natural entre eles que fica até difícil fazê-los entender que copiar do outro é algo que não compensa. Chegar a essa compreensão pode levar tempo...
    Obrigada pela visita constante, esteja sempre à vontade por aqui.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto, Sonia! Não colo nem consigo passar cola. Por medo. Na faculdade isso é bastante natural também. Aí chega no fim do curso e vc vê aquele monte de aluno desesperado porque não consegue redigir um relatório de estágio básico sem plagiar. Há muitos casos de alunos que pagam pra que façam TCC e outros trabalhos #umaVergonha. Acredito que escrever e aprender a dar os créditos da maneira correta é um exercício que deve ser praticado desde as primeiras séries.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cristian, percebo que certa dose de medo exerce um controle sobre a vida das pessoas para o próprio bem delas e o seu caso não foge à regra, faz com que enfrente as situações de sala de aula e alcance vitória sobre elas. É justamente isso que os mais jovenzinhos não conseguem alcançar e consequentemente recebem o pagamento de seu próprio erro, a incompetência na hora de expressar opiniões e executar tarefas.
    Obrigada pela visita ao blog e importante colaboração na reflexão do tema.
    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  12. É uma maravilha!!!!Educar para a cidadania e o amor!!!!Adorei!!!!Paulo Baía

    ResponderExcluir
  13. Perfeita! A preguiça mental, a falta de exercícios de criação, acaba por nivelar , padronizar os jovens. Geralmente os bagunceiros são os mais criativo, porem sua criatividade é anulada, muitas vezes em casa em outras na escola. Me empolguei com seu texto. Parabéns.

    12 de março de 2011 04:12

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, @paulobaia , pela visita e contribuição no post, O PLÁGIO, que veio dar um toque especial na defesa da originalidade a favor dos autores.

    Sempre bem-vindo!

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  15. Fico muito grata, @JulioDamasio , com a sua presença aqui para refletirmos na realidade que envolve o plágio e a criação. Tem razão quando disse que os criativos, geralmente, são os indisciplinados, pois eles não conseguem suportar a lentidão e a mesmice no confronto da sala de aula. E quando se dispõe a fazer algo, nos encanta com a forma despojada e inovadora que sempre ficam ocultas pelas 'bagunças'. É preciso encorajá-los a prosseguir, ter paciência, caminhar junto. Os frutos virão com o tempo.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  16. Sonia, a geração atual é um reflexo direto da geração dos pais. Lemos pouco e os estudantes, muito pouco mesmo (veja gráfico http://bit.ly/gFXnlU "Retrato da Leitura no Brasil" do Instituto Pró-Livro).

    Acredito que o baixo nível de leitura deve-se a falta de exemplo. Lemos pouco e em um nível ridículo comparado a outros países. Esperar crianças criativas, interessadas, inquisitivas nesse contexto é complicado, um sonho.

    É necessário que se alcance certo nível de consciência e curiosidade para que a criatividade e com ela um novo mundo se desperte, nos encante e nos estimule a novos caminhos. Então a originalidade e a genialidade virá como consequência. Isso, infelizmente, não está acontecendo com nossos jovens por falta de estímulo, orientação paterna e pela própria ignorância, strictu sensu, da família.

    O que sobra é a nossa esperança e fé no que chamamos de geração Y.

    Parabéns pelo seu artigo que demonstra uma preocupação sincera pelo nosso ofício e pelos destinos de nossos alunos.

    Um grande abraço do amigo,
    Claudio

    PS: Eu sou um otimista, acredito na nossa juventude, mas, pragmaticamente, estou preocupado com os rumos da educação, de modo geral, no Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Claudio, é muito importante essa informação que você trouxe para enriquecer o nosso espaço no blog, o incentivo fundamental para que as nossas crianças e jovens percebam que as informações em grande parte vem pela leitura. E também encontrar nos livros momento de prazer faz parte de nosso trabalho como pais e orientadores. Eu penso que num país em que o salário mal dá para a sobrevivência, comprar livros é algo inatingível para grande parte da população. Então, é preciso incentivar a visita a bibliotecas porque há possibilidade de empréstimos o que favorece o leitor. A capacidade crítica cresce à medida que os conhecimentos vão sendo adquiridos e sedimentados, assim cada aluno poderá fazer o seu texto de forma diferente evitando o plágio que é coisa corriqueira na escola.
    Obrigada pelo gráfico e por trazer muitos temas para reflexão.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  18. Sonia,minha amiga Sonia!

    Admiro a coragem da Sara. Atrevida, chamou a atenção para esse tema: o plágio. Plágio que é irmão da pirataria, da sonegação de impostos e sei lá mais o que!
    Que bom que a Sara era (ou ainda é) professora! Sim, PROFESSORA! Ser professor é isso, ser corajoso e forte.
    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Prof. Amilcar Bernardi! Obrigada pela presença de modo a somar esforços para que Sara continue firme desempenhando essa nobre missão de levar aos jovens a ousadia de criar. É preciso ter coragem, sim, e muita!!!

      Sempre bem-vindo! Abraços!

      Sonia Salim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim