A palavra 'resiliência' é muito conhecida no campo da
Física, "é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo
deformado é desenvolvida quando cessa a tensão causadora da deformação
elástica".
Uma pessoa resiliente é alguém que "apresenta uma resistência aos choques."
Stefan Vanistendael é citado pelas autoras deste livro e
diz que resiliência é "a capacidade de vencer, viver, desenvolver-se
positivamente, de maneira socialmente aceitável, apesar do estresse ou de uma
adversidade que normalmente comportam o grave risco de uma saída
negativa."
É uma leitura que favorece a reflexão das pessoas, principalmente as que podem dar um novo rumo, um encaminhamento diferente àqueles que precisam. Um olhar atento de um professor, por exemplo, pode determinar a vida de um aluno. A desatenção e o desprezo também podem gerar estagnação na vida daqueles que convivem conosco no dia a dia.
Foi interessante saber que o resiliente tem a determinação muito forte dentro de si e essa é a causa de vitórias em situações insustentáveis.
Quanta riqueza neste blog!Tenho de acessá-lo todos os dias, principalmente antes de ir a uma livraria. Quando lá estou, perco a direção, caminho a esmo, hipnotizada por livros diferentes...Tenho de anotar estas joias que indica aqui! Este livro parece-me ser uma delas!
ResponderExcluirSim, Eloisa, as autoras são enfermeiras e vivenciam casos de pessoas resilientes e abordam no livro que você poderá ler em poucas horas. Eu anotei a sua sugestão a respeito do mesmo tema e encontrei este blog do Dr Alessandro Loiola, autor do livro "Para além da Juventude".
ResponderExcluirBeijos,querida.
http://dralessandroloiola.blogspot.com/2007/10/livro-e-resilincia.html#links
Definitivamente eu não sou um resiliente.
ResponderExcluirEmbora eu seja bem humorado e brincalhão, tenho o "pavio muito curto", "chuto o balde" e "salto das tamancas"...
Ser submetido ao estresse e estar alheio a isso, pra mim, é não estar em seu juízo perfeito.
Até convivo bem com o estresse em trabalhos, mas à minha maneira desabafo ao tanto que sou atingido.
Há algumas empresas que procuram um perfil resiliente dentre candidatos para preencher cargos, porém, é "procurar agulha no palheiro".
Excelente tema escolhido, Sonia, até merece um debate entre seus leitores. Copiei essa boa ideia de uma amiga quando comentou em meu blog. O que acha?
Beijão!
Oi, Alexandre Taissum, pensei que você fosse resiliente, se não confessasse o contrário eu jamais poderia pensar em você como 'pavio muito curto'. Os seus poemas refletem uma pessoa calma e romântica. Mas eu sei o que acontece... Quando não tentam passar por cima de você as coisas correm normal, mas quando ocorre algo diferente do usual os rumos mudam e o humor também. Acho isso normal, mas manter a calma e agir com moderação é bem melhor, pois evita desgastes desnecessários. Enfim, tudo depende do momento.
ResponderExcluirSeus comentários são contribuições importantes para nós.
Muito grata.
Abraços!
@soniasalim
Olá, Sonia!
ResponderExcluirMuito bom seu post.
Escrevi um post sobre a resiliência, capacidade tão importante para essa vida complicada que estamos vivendo, não é mesmo?
Estou colocando um link do seu blog "Adornando a vida" lá no meu blog "Pensamento me leve".
Beijo grande e boa semana, cheia de muita luz!
:)
Oi, Rita, boa noite! Muito grata pela gentileza. Estive lá comentando, lembro-me bem do texto. Eu gosto muito de tudo que você escreve, vou deixar abaixo o link de seu blog para os leitores.
ExcluirSempre bem-vinda! Beijos!
Sonia Salim
BLOG DA RITA RIBEIRO: "Pensamento me leve"
http://pensamentomeleve.blogspot.com.br/2012/02/resiliencia-e-superacao.html