26/07/2022

O mistério dos sonhos




O sono não veio e eu queria sugar o tempo
para envolver-me na poesia
as palavras também negaram a presença
Olhos arregalados, pensamentos acelerados
dúvidas, certezas, sentimentos múltiplos
sinapses cerebrais, enorme gasto energético
Noite de insônia secreta
eu não tinha recursos convincentes
para relatar as causas, dar explicações
não era uma ocorrência corriqueira
Então, permaneci deitada, quieta, imóvel
Para não levantar suspeitas
busquei reflexões aleatórias
e lembrei dos mistérios dos sonhos
das cenas desfocadas, inexplicáveis
dos fatos absurdos, incompreensíveis
Procuro conexão com o real e não encontro
imagino, insisto, reflito e nada...
mil questionamentos acerca dos sonhos
só silêncio e nenhuma resposta
De repente, o cansaço, olhos cerrados
o sono surgiu delicadamente
 
 
Sonia Salim


6 comentários :

  1. Lindo poema, senhora!
    Não sei sobre sua constância com a insônia, mas a minha é diária e eu aproveito para preencher este silencioso vazio com as lembranças dos momentos que conceberam minha história de vida. Vivo bem com as imagens e filmes que carrego num cantinho especial do meu cérebro, vivo bem com o que separei de melhor para compor esta minha lista.
    Acredito que seus arquivos de memória sejam bem mais carregados que os meus e não descarto a ideia de que a senhora sempre recorra a eles para buscar alguma feliz lembrança que a faça dormir aliviada.
    Parabéns, senhora!
    Seja feliz, tenha bastante saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e leitura do poema. Graça e paz! Abraços!

      Excluir
    2. Caro leitor, vou citar dois autores maravilhosos que vão falar de sonhos (Freud) e devaneios (Gaston Bachelard) e poderá oferecer uma multiplicidade de questionamentos com respostas e sem elas ao mesmo tempo; afinal nem tudo que precisamos saber tem satisfação imediata. Espero que goste e faça muitas reflexões surpreendentes. Sucesso nas leituras!

      Excluir
    3. Agradeço a dica dos livros para eu ler. Certamente farei uso de quaisquer aprendizado através do que a senhora selecionou para indicar com bastante propriedade.
      Atualmente estou com problemas sérios de saúde e com a incerteza do meu tempo de vida. Se meu tratamento clínico der certo, continuarei aqui acompanhando suas postagens como já faço há muitos e muitos anos, caso contrário, minha mente se apagará com a certeza de que amei a arte de escrever com o seu dedicado incentivo, que foi marcante em minha vida.
      Sei que sabe quem está por traz deste Anônimo, por isso posta meus comentários contradizendo seu alerta de não publicar textos que não identifiquem seus autores.
      Agradeço por me dar créditos e confiar que meus comentários sejam sempre para engrandecer suas postagens que antes de escritas passam pelo crivo do seu coração.
      Desejo paz e saúde para a senhora e toda a sua linda família.
      Beijos!

      Excluir
    4. Sim, é verdade, eu sei identificar os leitores do blog pela forma da linguagem escrita. Agradeço imensamente a visita constante e os comentários edificantes feitos aqui no blog. Espero que tudo corra bem no seu tratamento clínico e que logo esteja com ânimo para continuar as publicações de poesia. Lembre-se da alimentação, hidratação e controle do sono porque são muito importantes no suporte de qualquer tratamento de saúde. Sucesso! Muito obrigada. Abraços!

      Excluir
    5. Agradeço a senhora por mais este incentivo e desejos de melhoras. Beijos!

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim