12/08/2019

Gordura sem medo - Nina Teicholz


Gordura sem medo: por que a manteiga, a carne e o queijo devem fazer parte de uma dieta saudável


“Considero essa obra uma das mais impactantes que já li.”   Dr. Flávio Barros - nefrologista 



O livro de Nina Teicholz, THE BIG FAT SURPRISE tem ganhado espaço entre os leitores e vem alcançando outros países com traduções em português – GORDURA SEM MEDO; e espanhol – LA GRASA NO ES COMO LA PINTAN. 



“Um exame atento revela que quase nada do que pensamos hoje sobre gorduras em geral, e as gorduras saturadas, corresponde à verdade.” 





Nina Teicholz é jornalista investigativa. De repente foi fazer críticas de restaurantes e por falta de ajuda de custo para as refeições, comia os alimentos densos, nutritivos e variados oferecidos pelo Chef.  Percebeu que começou a perder peso mesmo comendo fartamente tudo que jamais permitiria que passasse pelos seus lábios, pois seguia corretamente as diretrizes nutricionais. Publicou um artigo sobre gordura trans que chamou muito a atenção do público e foi convidada a escrever um livro aprofundando o assunto. Este foi o ponto central, o início de grandes e importantes descobertas na área científica relacionadas à nutrição que estavam e continuam ainda meio ocultas. 



“Talvez essa afirmação pareça dramática, e eu mesma jamais teria acreditado nela, mas uma das coisas mais impressionantes que aprendi em minha pesquisa foi que, 30 anos depois da recomendação oficial da dieta de baixo teor de gordura, embora considerássemos seus benefícios certos e garantidos, ela não foi sujeita a nenhuma verificação científica formal de grande escala.”


“Na verdade, sabe-se há mais de 50 anos - embora esse dado seja habitualmente esquecido ou ignorado - que nosso corpo não precisa de carboidratos e pode se sustentar perfeitamente bem, se não melhor, à base de cetonas. A pequena quantidade de glicose necessária para certos tecidos corporais – o cristalino do olho e os glóbulos vermelhos do sangue, por exemplo – pode ser criada pelo fígado a partir dos aminoácidos que integram as proteínas que consumimos.” 

Esta postagem tem como objetivo o incentivo da leitura a respeito de saúde e nutrição. Consulte o seu médico e nutricionista para sua segurança antes de fazer qualquer procedimento.  


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim