30/08/2014

Crime e Castigo – Dostoiévski





O livro é marcante e nos causa grande impacto produzindo questionamentos. Eu vou deixar abaixo dois pequenos trechos interessantes. Não diz da essência do livro, mas impulsiona para a leitura. Houve um momento na leitura; eu não me recordo das palavras para transcrever aqui para vocês, mas promoveu em mim um sentimento de libertação das amarras impostas pela sociedade, uma percepção de que sou livre para decidir a minha vida independente das normas estabelecidas. E para que serve o livro, senão para sugerir mudanças?

“Na pobreza conserva-se ainda um pouco da dignidade natural dos nossos sentimentos; na indigência não se conserva nada. O indigente nem sequer é expulso a pancadas da sociedade humana; é expulso a vassouradas, o que é muito mais humilhante! E isso é justo: porque o indigente é sempre o primeiro a aviltar-se.”
“Embora tivesse quarenta e três anos, a mãe de Raskólnikov conservava vestígios de sua antiga beleza; parecia ter menos idade, caso que se verifica com frequência nas mulheres que chegaram à velhice com o coração puro, o frescor das impressões e o espírito lúcidos. Aliás, façamos uma pausa para dizer que conservar essas coisas é a única maneira de preservar a beleza até a velhice! Os cabelos começavam a ficar brancos, pequenas rugas já se formavam nos contornos dos olhos, as atribulações tinham-lhe cavado as faces; no entanto o seu rosto era ainda formoso.” (Crime e Castigo - Dostoiévski)


2 comentários :

  1. Eu amo o Dostoieviski. E esse livro foi o primeiro livro dele que li. Amei e me apaixonei. É maravilhoso, profundo e questionador mesmo! Vale a pena ler
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, boa noite! Eu quero voltar a ler, junto com o Clube de Leitura Icaraí, o livro, "Memórias do Subsolo", que é dele também. Foi o primeiro que eu li de Dostoiévski. O debate no clube será em novembro. Este é o link para você visitar o blog: http://clubedeleituraicarai.blogspot.com.br/

      Sempre grata. Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim