05/06/2014

O Filtro Invisível - Eli Pariser




“Na luta pelo controle da internet, todos estão organizados, menos o povo.” (John Gardner)

Você que é educador, médico, engenheiro, político, escritor, poeta, estudante, pesquisador, curioso e acessa o Google, Facebook, Twitter e outros meios de comunicação nas redes sociais, pode ter observado as mudanças que vêm ocorrendo na forma de utilização desde o início da internet até os tempos atuais.
Muitas coisas nos favoreceram, ultimamente nem precisamos sair da cadeira, fazemos nossas compras e recebemos em casa, na maior comodidade, os produtos que adquirimos. Muitas transformações estão ocorrendo e nós seguimos a vida sem maiores questionamentos ou se o fazemos, ficamos inertes diante de muitas ações promovidas de forma velada, na vida online, sobre a nossa maneira de viver e agir, nossas necessidades, tendências e preferências que correspondem à nossa personalização na rede.
Estamos todos na “bolha dos filtros”, denominada por Eli Pariser, em seu livro, “O Filtro Invisível o que a internet está escondendo de você” – isso está influenciando e de certa forma direcionando ou nos cerceando na maneira como adquirimos os conhecimentos. Geralmente pensamos que o mundo está ao toque dos dedos e que podemos tudo, basta conectarmos e a mágica está pronta, embora tenha mais “coelho” nessa cartola do que possamos imaginar. Coelhos gordos de olhos gulosos, espertos, sabichões e não mais inofensivos. Pariser nos leva ao conhecimento de que a nossa vida está a cada dia mais personalizada, somos indivíduos e estamos recebendo as informações exclusivas, de acordo com os dados que são coletados sobre nós, ou seja, os rastros que deixamos, os cliques, likes, as visualizações, visitas em sites, blogs, enfim, a navegação na internet de modo geral.
Diz Pariser: “Os algoritmos que orquestram a nossa publicidade estão começando a orquestrar a nossa vida.” E eu fico imaginando como pode ser isso, penso no paradoxo existente entre a observação minuciosa do Psicólogo, do Sociólogo, do Professor em sala de aula e o enquadramento grotesco dos algoritmos sobre o indivíduo de uma forma mecanicista. E dessa maneira somos observados com propósitos definidos pelas grandes empresas a fim de nos encurralar. E para fugir desses guetos a que somos aprisionados, Pariser nos ensina a diversificar os caminhos por onde navegamos em busca de informações, aumentar as áreas de interesses e assim ampliar a possibilidade para o código de personalização trabalhar com os diversos dados que nós mesmos fornecemos.
...............................
O Filtro Invisível – o que a internet está escondendo de você – Eli Pariser
Tradução: Diego Alfaro - Zahar - ISBN 978-85-378-0803-0
.............................. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim