19/07/2013

É TEMPO DE REINVENÇÕES E INVENÇÕES DO EU - Paulo Baía


Paulo Baía - Sociólogo e Cientista Político.


É tempo de ouvir e olhar com generosidades os outros e as ruas. É tempo de saber nuançar e descriminar bem os detalhes na multidão. É tempo de desconstruir e refazer nosso escutar e nosso olhar. Se assim o fizermos, teremos oportunidades tênue de compreender; o que as ruas e os outros, estão a nos dizer aos gritos.Teremos chaves de entendimentos, para decifrarmos os silêncios das massas urbanas. Teremos a oportunidade rara de perceber o que seres desejantes desejam. Se assim não o fizermos, nada compreenderemos do que se passa a frente de nossos olhares. Com conceitos antigos, velhos olhares, e antepassadas maneiras de ouvir, nada entenderemos. Os tempos são de desencaixes e reencaixes acelerados. Muito acelerados. O que é novo agora torna-se antigo em 5(cinco) minutos. É o ciberativismo do mundo da vida no tempo presente. É tempo de múltiplas novidades. É tempo de gestações e partos instantâneos de atitudes e comportamentos. As tecnologias, o conhecimento horizontalizado, circular e universalizante das ciências, reinventam o tempo presente real e imaginário em milésimos de segundos a cada instante. É tempo de nos reinventarmos de maneira ampla, flexível e mundializada da mesma forma. O tempo é de alteridades permanentes e recicláveis. Não é tempo de absolutos. Não é tempo de eu sei. É tempo de eu quero saber. Não é tempo de certezas duradoras. É tempo de dúvidas permanentes. O tempo é de reinvenções perenes e continuadas. O tempo nos exige transmutações rápidas e sinceras. O tempo está a exigir de nós: ouvir, ouvir, ouvir, ouvir,......... O tempo está a exigir de nós só saber depois de sentir. É tempo de alteridades radicalizadas.


Autor: Paulo Baía  18/07/2013


                                         Paulo Baía é Sociólogo, Cientista Político, Professor da UFRJ e Poeta.

O ensaio ampliado e revisado pelo autor pode ser lido no site ElfiKürten Fenske sob o título É tempo de alteridades radicalizadas… 


13 comentários :

  1. Gratidão Sônia amiga.
    Paulo Baía.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer ter você conosco, Paulo Baía. Seus textos, poemas, gentilezas e também admoestações são sabedorias que precisamos a todo o tempo.

      Fique à vontade aqui no blog Adornando a Vida.

      Abraços!

      Sonia Salim

      Excluir
  2. Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte.
    Caminhar ao lado de um mestre guerreiro, poeta e amigo. Só felicidade!!!
    Avante sempre mestre, teus ensinamentos, tuas lutas, tua garra, só vitórias.
    Nosso Criador eternamente contigo amigo!!!
    BeiJaness em teu coração de luz.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata, Jane Di Lello, pela gentileza de trazer palavras de bênçãos ao nosso queridíssimo amigo e Sociólogo, Paulo Baía. Ele é uma pessoa que fala mesmo no silêncio, tenho observado isso há algum tempo. Realmente é uma alegria ter por perto a amigável presença e sabedoria desse grande cientista político que é Paulo Baía.

      Abraços, querida!

      Sonia Salim

      Excluir
  3. No "silêncio das massas urbanas" está todo o sofrimento, todo o sentimento guardado no criado-mudo do teatro do absurdo, que - até então - parecíamos estar assistindo-o passivos e surdos. A corda o "EU" c/ a corda no pescoço, no constante esforço, de acompanhar mais velhos e moços... "Esses moços, pobres moços/ Ah se soubessem o que eu sei..." Sem máscaras do mal, cantando em coro o Hino Nacional! "Ouviram do Ipiranga às margens plácidas/ De um povo heroico o brado retumbante"! "Um novo tempo, apesar dos castigos", Ivan Lins. Em meio ao torpor, gritos de mudança calados num silêncio adormecido de dor, ensurdecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Fabiana! Obrigada pela visita e comentário. As mudanças ocorrem meio a muito sofrimento, mas elas acontecem pelo povo e para o povo. Nós esperamos grandes transformações para os próximos anos.

      Beijos, querida!

      Sonia Salim

      Excluir
  4. È tempo de abrir os corações par pessoas como você, Paulo. Adorei seu texto.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata, Elô, pela presença constate conosco.
      Estamos sempre atentos aos profissionais que estão comprometidos no trabalho de percepção das vozes populares. E o sociólogo, Paulo Baía, é um deles.

      Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir
  5. Adorei o texto, Sonia! Ele caiu como uma luva para mim!... Vou refletir a respeito! Obrigada pelo presente! =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cibele, obrigada pela leitura do texto do grande sociólogo e cientista social, Paulo Baía. Sim, é tempo de reflexão e mudanças constantes.

      Sempre bem-vinda! Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir
  6. Perfeito o seu olhar em relação à sociedade e o homem. Somente alguém sensível pode escutar e esquadrinhar os rumos desta sociedade. Paulo Baía, simples e complexo é um homem inteiro, mas dividido pelas diversidades e matizes humanas. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. O texto é bastante esclarecedor e mostra as mudanças contínuas da sociedade e do homem e vai além... No entanto, há necessidade de uma pessoa sensível para ver e escutar, bem como, atentar-se para questionar-se e levar à reflexão... Um convite encantador.
    Paulo Baía, é simples e complexo, é um homem inteiro mas dividido com as diversidades e matizes da natureza humana.
    Meus agradecimentos ao autor e amigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata, Elisabete, pela visita e comentário. Belas e reflexivas palavras acerca do autor e sociólogo, Paulo Baía! Um homem de extrema sensibilidade e profissional comprometido com os reflexos da consciência.

      Abraços!

      Sonia Salim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim