07/09/2012

O QUE HÁ POR TRÁS DO AVATAR



      Rostos. Máscaras. Caídas. Alegres ou sofridas. Vidas em movimento. Pressa, limite do tempo. Todos, do mundo inteiro, ao mesmo tempo. Tormento. Lamento. Rebentos de uma nova geração. Paixão, paixões. Indecisões. Corações escondidos, declarados. Estragos, sentimentos, afetos trincados.  Em 140 toques, teclar, c/ poucas palavras, tudo dizer ou nada falar. Avalanche de gente, lugares reservados. Não seguidores, bloqueados.
      Fantasias. Sinergias. Twittcam. Desejos reprimidos, olhares distraídos. Aham! Mensagens diretas, secretas. DM surpreende. Suspende a curiosidade alheia, canto de sereia. Vai e vem. Antigos ou novatos. Twitter ponte de retratos. Trem que não para, muitos vagões, separa. Estações. Passageiros. Ligeiros. Primeiros, derradeiros. Encontros inesperados. Bons. Não planejados.
      Retalhos de vidas. De todas as formas sentidas. Entrelaçadas, compartilhadas. À amizade real muitas delas destinadas. Madrugadas a fio. Insônias indesejadas. Preocupações divididas. Minimizadas. Solidariedade. Reciprocidade. De onde menos se espera ou se sabe. Musicalidade. Gente e música de qualquer idade. Saudade.
      Das conversas na calçada. Violência. Portas fechadas. Pessoas, em seu ninho, assustadas. Tecnologia. Outros meios de buscar companhia. Pessoas reais. Novas travessias. Arriscadas. Virtuais. Escorregadias. Correntezas infinitas. Surpresas restritas. Anzois expostos. Comece a pescaria. Acolha os peixes em que a solidão silencia. Vamos! Alegria!
Por Fabiana Ratis

....................................................................................................

“Rodopiava no ar das asas da imaginação ao som de Clair de Lune. Tamanha era a leveza da lua na noite vagalume!”   Fabiana Ratis

http://bit.ly/KXdZgk   ...................................................................................................

57 comentários :

  1. Fabi, você procurou sintetizar o que realmente vislumbramos, isto é, o que de fato imaginamos existir por trás de um avatar, seja ele qual for.
    E você, já lançou o seu anzol nessa verdadeira infomaré? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo,

      Desde que entrei no Twitter e, aos poucos, fui entendendo a lógica ou a falta deja, comecei a semear. Hoje, já começo a colher! Grata, Fabiana!

      Excluir
  2. Lindo texto!
    Amplo e verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diniz!

      Grata! O texto veio numa velocidade muito mais rápida do que eu conseguia escrever!

      Excluir
  3. Fantástico texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clovis,

      Promovi uma "invasão" no blog da Menina Salim e gostei, rs. Grata!

      Excluir
  4. Por trás de um avatar tem sempre uma alma irriquieta,querendo encontrar um sentido para o seu existir.E olha, muitas vezes encontra almas maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Bebeth,

      Você trouxe luz à minha vida e o twitter foi o nosso meio de conhecimento. Hoje, estamos aqui hospedadas no blog da Soninha, às vesperas da primavera. Florescemos eu, você e Sônia, "Adornando a vida".

      Excluir
  5. Através do avatar eu encontrei pessoas mais que especiais...Adorei o texto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri,

      Também encontrei pessoas especiais. Tanto é q/ estou aqui, estabelecendo pontes. Grata!

      Excluir
  6. Excelente texto. Parabéns ao blog e à autora. Máscaras que revelam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando!

      Grata! Sou muito observadora e as ideias foram se juntando como mosaicos. Fiquei surpresa c/ o resultado. No meio do caminho. cheguei a pensar q/ não tinha lógica!

      Excluir
  7. P A R A B É N S!!! Fabiana pelo belo texto e Sonia, por abrir espaço para tantos escritores de talento. Fabi, como muitos a chamam, carinhosamente, no TT, conseguiu definir de forma precisa, embora também muito poética o que venha a ser a rede social "Twitter".Adorei, amigas! Beijos no ♥ da amiga Ane [Anita] =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita,

      Confesso que eu temia fazer parte de uma rede social, por ser reservada quanto à minha privacidade. Bem, em tudo que vivemos há um risco. NO twitter tendo tido mais alegrias do que dissabores. Grata pelo comentário!

      Excluir
  8. Lindo texto Fabi ! É o mundo se encontrando em uma rede social, pessoas de mais diferentes tipos se relacionando e compartilhando idéias! Mas nem tudo é perfeito, como sempre tem uns e outros para desferir sua ignorância! Por outro lado a grande maioria é de gente de bem...fiz muitos amigos, que mesmo a distancia, já fazem parte da minha vida! Beijão Soninha e beijão Fabi...vocês moram aqui ♥ ! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipe,

      Como disseste, mesmo à distância, sentimos a energia q/ emana de nossos seguidores. Ao contrário do que muitos dizem, o afeto circula na tecnologia. Não farei sentido sem! Beijos, querido.

      Excluir
  9. Oi, Fabiana, como seu texto é interessante, muito bem elaborado, parabéns pela inspiração. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Dani!

      Sempre o título vem primeiro. Achei intrigante. E agora? O que dizer? Aí me acordo de madrugada para anotar tudo...Rs

      Beijos!

      Excluir
  10. MUITO BOM MESMO, UM POEMA PROSA COM UM CONTEÚDO QUE COMBINA
    COM O ESTILO, CONCISO,MUSICAL,LÍRICO, VISIVELMENTE SIMBOLISTA. PARABÉNS!! MARLENE VIEIRA PEREZ - LENE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lene, Grata!

      E se eu disser que ouvia o Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, enquanto escrevia, na madrugada? Sim, me identifico com o simbolismo/impressionismo, mas nem sabia q/ havia escrito algo do gênero. Só me passava na cabeça o trem, em sua performance. Beijos

      Excluir
  11. JÁ TINHA DIGITADO MEU COMENTÁRIO: TEXTO CRIATIVO E POÉTICO, ORIGINAL PELA CONCISÃO EMBALADA NA PONTUAÇÃO CONSTANTE SÓ EM PALAVRAS SEM FRASES -MARLENE VIEIRA PEREZ - LENE - em 08/09/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lene,

      Sim, querida, você já havia digitado seu comentário, muito bem fundamentado, aliás. Eu apenas quis dizer que, enquanto estou escrevendo, não tenho a noção exata DO QUE EU ESTOU FAZENDO. Ideias se avolumam em forma de correnteza quase a me arrastar...
      Você é professora de Literatura? Grata.

      Excluir
  12. Interessante...criativo..oportuno e pertinente...Uma leitura agradável.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,

      Grata! Texto que veio como uma rajada de vento, amigo!

      Abraço, Fabiana

      Excluir
  13. Lancei meu anzol no twitter e pesquei muitas preciosidades, entre elas a Fabi e a Sonia. Fab você descreveu muito bem o seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odila!

      Para colher pérolas, é preciso sair da ostra. Arrisquei-me e não me arrependi. Peguei o trem do twitter e desci na estação certa. Grata pelo carinho! Fabiana

      Excluir
  14. Fabi
    Por trás de um avatar, existem mistérios...
    Às vezes eles nos trazem maravilhosas surpresas, outras nem tanto.
    Mas no final, o que conta, são as criaturas especiais que conhecemos e enchem nossa alma de luz.
    Belíssimo texto! Parabéns!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  15. Laninha, belíssimo comentário!

    O Twitter nos aproximou, não foi mana? Nossos papos são sempre marcados por risos inocentes, pois, em nossas brincadeiras, não reside a maldade. É como alegria de criança! Grata! Muito feliz! Fabiana.

    ResponderExcluir
  16. Super sensível!

    http://versosintimistas.blogspot.com.br/

    @versointimista

    ResponderExcluir
  17. Fafa, querida!

    Que surpresa boa! Tudo acontece tão rápido e nem tive tempo de avisar a todos os queridos...
    Mas você veio e me sensibilizou! Grata! Um abraço,
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  18. Amiga, que espetáculo de texto. Criativa e poeticamente, descreveu o TT, essa rede social que nos vicia por encontrarmos lá o riso, as lágrimas, a amizade verdadeira, a convivência apenas virtual e tb amores certos ou incertos. Adorei ler. Bjs, Bluesette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blue Moon!

      Grata pelo comentário e por nos prestigiar. A idéia do cenário foi da talentosa @soniasalim. Não gosto de me ver, mas não é q/ ficou XYZ! Rs.
      (Só para rimar). Beijos e até a próxima! Fabiana

      Excluir
  19. Leonia Oliveira09/09/2012, 18:52

    Parabéns pela poética síntese: é tudo verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonia,

      Grata! O Bolero de Ravel nos aproximou, através do Twitter, passaporte para chegarmos à Literatura, lembra! O twitter é também um labirinto grego c/o fio de lã p/ não se perder. Morte ao Minotauro!

      Excluir
  20. Fabi: Só vem a mente uma palavra : SHOW de texto! nele você sintetizou todos os fatos e todas as emoções que existe no TT.A cada frase eu lembrei de um exemplo,de pessoas,de uma música.De fato uma pescaria instigante e perigosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana,

      O Twitter é também um braço da dramaturgia: cada um pode representar o q/ quiser ser: "moreno, alto, bonito e sensual..." Mas, atrás do avatar, só há o q/há. Graças a Deus, os peixinhos q/ de mim têm se aproximando são 'golfinhos'. Os tubarões têm ficado de fora da minha rede! Grata pela sua presença na minha TL. Fabiana.

      Excluir
  21. Receber no blog Adornando a Vida o texto de Fabiana Ratis é muito gratificante, pois há uma infinidade de reflexões a fazer acerca de suas palavras. Eu gostei muito quando ela nos faz voltar no tempo em que colocávamos as cadeiras nas calçadas para conversar com vizinhos e amigos o que pode acontecer ainda em cidades pequenas. E hoje voltamos para os relacionamentos em redes sociais, fechamos as portas de nossas casas e diante das telas conhecemos muitas pessoas e formamos amizades. Mas está acontecendo também o encontro dessas mesmas pessoas de forma real, elas deixam os seus avatares para materializarem-se em encontros cotidianos ou periódicos. Do virtual para o real, isso vem acontecendo no nosso meio e tem proporcionado felicidade às pessoas.
    Quero deixar aqui o meu agradecimento a todos os amigos que estiveram prestigiando a Fabiana Ratis nessa estreia maravilhosa e empolgante. O blog teve uma movimentação enorme o que nos mostra o carinho que Fabiana goza entre os amigos.

    Grande abraço a todos.

    Sonia Salim

    ResponderExcluir
  22. Sonia,

    Quero agradecer a oportunidade concedida de publicar meu texto em seu blog que, não sei se era o caminho traçado para o Adornando a Vida, naturalmente vem agregando pessoas com as mesmas afinidades, certamente "com almas de tecelã",entremeando os fios da vida em palavras postas, sobrepostas. Temos seguidores em comuns, acolhidos na sua 'calçada virtual' onde não faltam quibes e bolo de fubá para compartilhar. Ainda é possível estabelecer parcerias pela intuição e batidas do coração pela Literatura. Muito obrigada a você, a todos q/ deixaram suas digitais e os q ainda vão deixar...

    ResponderExcluir
  23. Bibi,

    Estou encantada pelo texto. De forma concisa você conseguiu falar de algo, extremamente, complexo que é a vida virtual.
    Em prosa e verso você disse tudo. O que se esconde por trás do avatar nos intriga, não, é?
    Em um espaço novo e surpreendente que são as Redes Sociais, abrimos o coração, expomos nossas almas e nossas vidas; Ás vezes nos sentidos meio estranhos com tanta exposição, pois há o oculto, o não revelado, o que ás vezes nos assusta, e que traz interrogações: _ estou no caminho certo?; estou confiando nas pessoas certas? etc.
    É maravilhoso quando nos surpreendemos com a bondade, alegria e amizade dos que se revelam além dos avatares.
    Você falou sobre o encontro das almas de forma subentendida, e isso é o real do virtual, pessoas que se dispõem ir além e construir uma amizade, que independente do meio que se inicia é real, sólida e verdadeira, para que os se entregam de coração.
    Creio eu, que por detrás dos avatares há um número maior de pessoas que buscam encontrar "companheiros de viagem", pessoas sensíveis e bondosas que falham, que erram como em qualquer convivência, mas que quando autênticas nos brindam com o aquilo que realmente são.

    PARABÉNS, amiga!
    Continue explorando cada vez mais sua sensibilidade para a escrita, com a Soninha ao seu lado você encontrou uma grande parceira.

    Beijos Bibi e Soninha!
    Meninas que percebo muito além dos avatares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,

      O texto praticamente estava pronto dentro da minha mente. As palavras se encaixaram sem dificuldade, refletindo a minha jornada como partícipe desta viagem, a princípio arriscada, para alguém tão desconfiada. Poucas foram as canoas de onde pulei. Encontrei, carinho, afeto, solidariedade, ternura. Muito mais do que eu esperava. Também me doei, sempre acreditando na máxima de São Francisco de Assis.
      Grata pelo belo comentário! Fabiana Ratis

      Excluir
  24. Parabéns pelo texto, bastante reflexivo, Fabiana!
    Tenho encontrado no Twitter muitas pessoas interessantes, observadoras, criativas, com ótimo senso de humor, com afinidades, com muita proximidade de pensamento de linhas gerais. Tudo o que não é fácil encontrar pessoalmente. É bom estar em contato com esses amigos reais que só conhecemos virtualmente. É a modernidade a nosso favor, que só tem a nos acrescentar!
    Beijos a você a à Sonia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceci,

      O que é real e o que é virtual? Virtual é o meio, mas lá estão pessoas reais. E apesar de não conhecermos, o convívio diário na rede vai revelando um pouco de cada um: a forma de escrever, a coerência, a educação, o gosto musical, como trata o próximo. Bem, aí vamos nos aproximando, buscando diálogo, construindo afetos. Grata! Um beijo.

      Excluir
  25. Pode parecer triste o que vou comentar, mas nas redes sociais ainda encontramos pessoas que não têm medo de opinar, mesmo que se escondam atrás de um avatar.
    No cotidiano, até mesmo entre os amigos mais próximos os relacionamentos estão muito superficiais.

    ResponderExcluir
  26. Roseli,

    A sociedade tem passado por transformações bruscas. Nas redes, é preciso ter cuidado; mas, sabendo lapidar, encontramos pérolas, atrás de um avatar. Parte da superficialidade de que você fala e concordo, deve-se, no meu entender, à valorização excessiva do materialismo... A luta entre o ser e o ter. Tudo precisa de um equilíbrio! Um beijo. Grata!

    ResponderExcluir
  27. Fabiana Ratis, muito obrigada por fazer parte desse blog que tem como objetivo alegrar a vida de todos os leitores e visitantes que por aqui passarem. Vamos seguir viagem neste mundo virtual em que tudo é possível e as distâncias já não são empecilhos para que as pessoas se encontrem e mantenham relações de amizade, trabalho, amor e infinidades de coisas. Estamos sempre perto, mesmo longe.

    Sucesso!

    Beijos!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir
  28. Linnnnnnndo texto Fabi. Realmente, do jeito que anda o mundo, deixamos de prosear nas calçadas de nossas casas, olho no olho para nos "protegermos" da violência das ruas, procurando amigos virtuais. Infelizmente a cada dia que se passa o ser humano se isola ao mesmo tempo em que se embrutece!
    Bjosssssssssss amiga.

    ResponderExcluir
  29. Lindo texto Fabi!!! Realmente deixamos nossas conversas nas calçadas, olho no olho, para nos protegermos das violências e inseguranças. E buscamos amigos virtuais. Infelizmente a tecnologia está fazendo o homem isolar-se e, muitas das vezes, embrutecer-se. Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  30. Nair querida!Grata!
    1> quanto ao primeiro post, estou de acordo c/ você, destacando q/, os amigos virtuais q/ encontramos também podem ser bons companheiros. Conheci muitos no TT, p/a minha surpresa, q/ vou torná-los reais.
    2> quanto ao segundo post, podemos tirar proveito da tecnologia, sem deixar q/ ela nos escravize. A questão é q/ muitos não se dão conta...Beijos.

    ResponderExcluir
  31. E o que há fora do avatar?Glaucio

    ResponderExcluir
  32. Boa indagação, Gláucio. O que há atrás do avatar assemelha-se, em parte, ao q/ há por fora: somos atores sociais, representando sempre, o que não significa que somos falsos. A vida exige sim, digamos, uma nota musical p/ cada situação. Hoje estou 'ava-sol', e você? dó ré mí fá sol la ou si?
    Grata, querido. Fabiana

    ResponderExcluir
  33. Que lindo Fabi! ameiiii!!! Você está de parabéns linda amiga!!
    "O que há por trás de um avatar", nesse belíssimo texto, você soube articular muito bem as palavras que realmente representa esse imenso mundo do TT. Rede Social essa que eu não imaginava o quão bom seria criar uma conta, uma vez que eu pensava que só servisse para publicar informações informativas, mas que nada, criei a conta e me apaixonei!! por meio do TT, fiz várias amizades, e a cada dia, cresce mais ainda a possibilidade de encontrar pessoas tão especiais como você e nossas lindas amigas, que por sinal, amei vê-las aqui. Algumas vezes não sabemos, de fato, quem está por trás de um avatar, como os fakes, mas muitos nos faz bem, nos cativa, e por detrás desse fake, há uma pessoa linda de Deus.
    Amo minhas amizades que conquistei nesse um ano e poucos meses de TT, e agradeço a cada dia por tê-las colocado em minha vida. Algumas, eu já tive o presente de conhecer pessoalmente; outras, falo por meio de celular, e tenho esperanças de um dia ter a graça de conhecer pessoalmente também... mas mesmo que nunca nos vejamos cara a cara, estarão sempre guardadas em meu coração, porque o importante não é estar perto, mas sim, dentro, dentro do coração. Gostaria muito de poder ver, abraçar, beijar, encher de carinho muitas das amizades do TT, só Deus sabe o quanto, mas enquanto não acontece, vamos compartilhar mais e mais, para fortalecer essa linda amizade, gratuita do amor de Deus.
    Beijos, Fabi linda, beijos às amigas que comentaram, beijos linda Lua Sonia, vocês são umas das minhas queridas que tornam meus dias mais felizes.

    ResponderExcluir
  34. Fran, querida!

    Você sempre fiel e me acompanhando nas minhas investidas...Grata pelo lindo comentário. Assim como você, encontrei muitas pessoas valiosas no Twitter, GENTE de verdade, sabe? Beijos, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda Fabi!!
      Só disse a verdade, vc é uma linda e escreve divinamente!! que Deus a abençoe sempreee... amodoroo vccccc

      Excluir
  35. Oi Fabi bonito texto
    Cada um se identificando..buscando corações semelhantes ou não..variantes de idéias..tentando aquecer um pouco do grande projeto de viver..Feliz por te seguir e ser sua amiga virtual...também rs

    ResponderExcluir
  36. Grata, Verinha!

    Não esperava conhecer tantas pessoas especiais numa rede social. Você está entre elas. Aos poucos, vamos nos identificando e criando raízes, ainda que à distância. Nada acontece por acaso...

    Beijos, Fabi.

    ResponderExcluir
  37. Indiscutivelmente, um sucesso o texto de Fabiana Ratis aqui no Blog Adornando a Vida.

    Parabéns, querida! Beijos!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir

  38. Soninha, qdo trabalhamos em sintonia, o resultado sempre tende a ser satisfatório p/ a anfitriã e a hóspede. Obrigada, thank you, gracias, merci, professora Sonia Salim.

    Plantamos uma semente. Que venham novos frutos...

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim