06/06/2012

Casamento tem graça, sim!


Casamento tem graça, sim! Casamento tem graça e muito mais. Casamento tem cerimônia e tem festa boa. Tem dança, petiscos e comida farta. Algumas vezes tem ressacas “das brabas”. Mas depois da ressaca tem festa outra vez. E como tem!

A festa das núpcias, a volúpia e ardor. A chama que escapa e escorre pelas entranhas. O grito de prazer. O café da manhã com aquela sensação de sermos os únicos contemplados pela luz do sol  e acariciados pelas mãos do vento.

O casamento tem graça? Sim! Tem TPMs? Também tem! Desafios a perder de vista! Mas TPM passa e volta. Mas, enquanto não volta, vamos celebrar a graça de sermos diferentes, eloquentes e fartos. Sorrir do arroz queimado, sorrir da vida a dois. Lembrar de um fato passado, um furo. Cantar e sonhar. Sair atrasado.

Às vezes um quer, o outro não. A chama quase se apaga. Mas basta uma brisa, um sopro e o milho salta da panela. Um barulho ensurdecedor, pipoca aqui e ali e a festa se arrasta seja dia ou noite. A festa não precisa parar.

Vêm as crianças, cheias de graça e gritos. Mas a festa continua. Vem a conta de água e luz? Sim, mas a festa não precisa parar. O chuveiro queimou, a água esfriou e você estava lá todo molhado? Só mesmo rindo porque era você e não eu.

Casamento tem graça, sim. Tem noites mal dormidas. Tem noites divertidas. Tem o choro das crianças, tem o aconchego e o abraço. Tem a cumplicidade e o lugar para recostar a cabeça. Tem confiança e também segurança. O apego e o desapego. O sim e o não. A briga e o perdão.

O casamento tem dois lados, ele e ela. Dois universos em erupção. Um vulcão ardente em atividade, sempre dinâmico, capaz de modificar estruturas adormecidas.

Tem graça? Sim. Casamento tem graça, sim!


Valaci


Junho/04/2012


36 comentários :

  1. Oi Sonia, Encorajadora sua crônica. Fui casado com a mesma mulher durante 39 anos até que Deus quis. Abração e boa quarta feira. Escuta, vc gostaria de ir numa 3a. feira na palestra do Gikovate? Tudo a ver! Conjunto Nacional em Sampa: Livraria Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Bak, a crônica é de um amigo, @Valaci , que nos presenteia com reflexões acerca do que é muito sublime: o casamento. Que lindo isso! 39 anos juntos dá até para ler o pensamento do cônjuge. Parabéns, pois foi uma vitória!
      Com relação ao convite, não faltará oportunidades, com o tempo irei, sim, pois gosto de palestras que nos fazem crescer em conhecimento. No momento estou por conta da surpresa que teremos agora no final do mês.

      Eu e Valaci agradecemos a sua visita e comentário.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir
    2. Oi Sonia, você é uma doçura! Parabéns pelo blog e 4S! (sorte, sucesso, saúde, sossego)

      Excluir
    3. Obrigada, Alex, pela gentileza. Abraços!

      Excluir
  2. No mundo de hoje é cada vez mais difícil encontrar um texto de suporte ao casamento. Fico feliz em tê-lo lido. Espero, um dia, ser agraciado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, @Fitoplancton , tudo tem o seu tempo certo e o que precisamos é aguardar. O texto de Helder Valaci é um grande elogio ao casamento e acaba dando suporte a alguns que estão por desmoronar. Eu também amei receber esse presente aqui no Blog Adornando a Vida porque nossos leitores merecem o que é bom.

      Muito grata. Abraços!

      @soniasalim

      Excluir
  3. E não é que aquela nossa conversa rendeu? E rendeu demais...
    O texto praticamente encomendado no Twitter, ficou delicioso. O Valaci arrebentou. Parabéns!!!
    Soninha, adoro aparecer neste seu cantinho tão lindo. E adorei o texto também, geralmente fala-se de casamento de uma forma tão contrária, tão pesada e desta vez, ficou leve, ficou solto e esse 'prender-se por vontade' deve ser assim mesmo como descrito, apesar dos pesares.. Deve ser feliz!
    Eu que sou solteira, senti até vontadezinha de casar, mas ainda falta o noivo, pequeno detalhe.. rs
    Beijos em ti e no autor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luanna, querida, nossa despretensiosa conversa fez de nosso amigo @Valaci autor de excelente texto e defensor do casamento em toda instância. Só estou sentindo falta do amigo @eddysanto para ver o que ele diz, porque estava conosco em torno desse tema no Twitter naquele dia.
      Ah, se está solteira fique como assim mesmo até encontrar alguém que ame o suficiente para uma vida em comum.
      E apareça sempre que puder para adornar a nossa vida por aqui. \o/

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  4. Linda Sónia... adorei este texto. De uma forma simples mostra que "
    Casamento tem graça, sim!
    Estou casada há 33 anos e continuo a achar...
    Bj
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, obrigada pela visita e comentário. O texto de @Valaci veio ao encontro de tudo que precisávamos ler sobre o casamento. Uma vida a dois é assim, tem o lado bom, mas às vezes nem tanto, há momentos áridos também. O importante é vencer barreiras e alcançar uma vida mais plena, satisfatória.
      É bom saber que você está feliz nesses 33 anos de casamento.

      Muito grata, querida!

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  5. Parabéns linda princesa Sonia, por tão bela postagem do poeta Valaci.
    Realmente perfeito sua definição sobre o casamento.Tem graça,sim!!!
    Um belo casamento se compõe de cultura secreta de hábitos, métodos e sistemas de comunicação perfeita.
    Vejo no casamento o melhor propósito da existência humana, é acender uma luz na escuridão de nossa existência.
    BeiJanes em vossos corações.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Jane Di Lello, você veio complementar o lado poético do amigo @Valaci e com grandeza de alma. Lindas e verdadeiras palavras! Quem vive bem sabe de tudo isso.
      Agradecemos o seu carinho e atenção. É um prazer ter você conosco novamente.

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  6. E tem mais graça ainda com os bem-casados da Klau!http://bemcasadosdaklau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, obrigada por trazer esse lindo Blog da Klaustrianne Queiroga para nós. São deliciosos docinhos, feitos com muita dedicação, para casamentos. E isso não pode faltar porque encanta o paladar e os olhos.

      Muito grata. Amei!

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  7. Excelente postasgem amiga, Parabéns sou casado a 35 anos e amo minha esposa se pudesse recomesssaria tudo de novo, mas com ela que AMO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pela sua presença conosco, @rbc_carvalho , trazendo como modelo esse grande amor pela sua esposa. Esses 35 anos de casados só vêm reforçar tudo que o autor @Valaci disse sobre o casamento. É uma linda caminhada quando tem como tempero principal o amor. Parabéns!
      Suas palavras enriqueceram nossa postagem.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir
  8. É vero, o casamento tem graça sim. Principalmente quando existe aquele amor incondicional, e um apoia o outro e ambos crescem, amadurecem e conquistam. É uma pena que muitos casais não suportam o primeiro desconforto, e buscam outras alternativas ao invés de superar juntos. Esses jamais saberão o valor da luta a dois e da superação. Amar, compartilhar, festas, chuveiros queimados, contas, ah isso tudo faz parte da alegria de se ter ao lado a pessoa amada. Sim casamento tem graça, sim! hahahaha! (@andercorretor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, @andercorretor , essa superação que você disse é de vital importância no casamento, pois isso vem da força de cada um ao lidar com as situações do dia a dia. E porque não trouxe uma música para celebrar o casamento, eu vou deixar uma de RC para relembrarmos. "Café da Manhã"

      "Amanhã de manhã
      Vou pedir o café pra nós dois
      Te fazer um carinho e depois
      Te envolver em meus braços..."

      Muito grata. Abraços!

      @soniasalim

      Excluir
  9. No mundo descartável e individualista que vivemos, sempre me alegra descobrir que eu não sou a única e nem a última romântica. Acredito no amor, acredito no casamento e na família, e me sinto acalentada e motivada quando vejo que não estou só nessa crença! Beijos, bom feriado!
    @marcinhaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia, obrigada pelas palavras que vieram dar grande suporte ao texto de Valaci. O romantismo é algo muito bom e precisa ser preservado. Nem todos conseguem, mas é o diferencial. Que bom, você veio expressar os seus sentimentos aqui no blog Adornando a Vida e prestigiar nosso amigo, o autor.

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  10. Nunca casei, não sei se o casamento tem tanta graça assim! :))
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.Tem graça sim. Tem muitas noites em claro, tem noites divertidas, tem momentos de trovoadas, mas tem também a brisa mansa...A vida tem graça, os relacionamentos também...
      Um grande abraço.
      Obrigado pela visita ao Blog Adornando a Vida.TEnha um belo final de semana.

      Excluir
    2. Adriana, é isso mesmo que o nosso autor, @Valaci , disse para você. O casamento tem suas fases e nós podemos dizer que vencemos boa parte delas. Está aí o texto para comprovar que tem o lado bom e maus momentos também. Quem entrar nele precisa saber disso.

      Beijos, querida!

      @soniasalim

      Excluir
  11. Olha aí Sonia, Uma conversa despretensiosa pelo twitter acabou virando essa coisa gostosa no Adornando a Vida,
    Obrigado a todos pela visita e pelos comentários.
    Tenham um belo feriado.
    Valaci
    06/06/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por essa eu não esperava! Eu disse para você escrever para o seu Blog e de repente recebo esse presente maravilhoso aqui para adornar a vida de todos nós. Valaci, você é genial! Eu não tenho palavras para agradecer. É a postagem que mais atraiu comentários no blog. Um sucesso! Parabéns! Estou muito feliz!

      Obrigada! \o/

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir
  12. Parabéns, Valaci, pela encantadora postagem e Sonia, por abrir este espaço tão aconchegante. Fiquei surpresa com o tema, em tantos anos de navegação, é a primeira vez que leio algo tão positivo e animador sobre o casamento. Felicidades a todos os casais! Bjs! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ane pela visita e pelas palavras tão animadoras.A postagem saiu de uma conversa despretensiosa no Twitter. Foi muito gratificante ver o resultado. Um grande abraço. A vida tem graça, o casamento tem graça...

      Excluir
    2. Muito grata, Ane, por fazer parte desse sucesso de postagem no texto de @Valaci o que veio nos alegrar muito. Como ele mesmo disse, o tema surgiu em conversas no Twitter e não pensávamos que resultaria em texto e muito menos que viria parar aqui no Blog Adornando a Vida. Para a nossa felicidade, claro! \o/

      Seja bem-vinda sempre!

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  13. LINDO d+!!! Parabéns Helder... Têm tudo haver...
    É uma poesia e tanto, não sabíamos que escrevia tão bem. Grande abraço para você e também para a querida Silvinha. Até breve! Márcia e Carlinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcia e Carlinhos pela visita ao blog Adornando a Vida. Em breve passeando por aqui na Terra dos Ipês e das escolas.
      Um abraço
      Helder

      Excluir
    2. Márcia, obrigada pela presença aqui conosco. Você percebeu o poeta que vive em nosso autor e por isso ele trouxe para essa postagem uma alegria toda especial. Eu já tive oportunidade de conhecer os textos de Valaci aí pela net e já sabia do potencial dele.

      Sejam bem-vindos, Márcia e Carlinhos!

      Abraços!

      @soniasalim

      Excluir
  14. Eu não posso de modo algum deixar de agradecer ao grande amigo, Helder Valaci, pelo precioso texto que nos ofereceu com o intuito de adornar a vida de nossos leitores. Quero deixar registrado o sucesso que esta postagem está alcançando. Muitos comentários que enriqueceram a vida de todos que por aqui passaram. É uma grande honra para nós do Blog Adornando a Vida compactuar com Valaci nas ideias sobre o casamento.

    Grande Helder Valaci! Muito grata.

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leandro, é isso mesmo, as pessoas falam do casamento, mas não abrem mão dele. É muito gostoso, sim, esse compartilhar de ideias e vida em comum. É um crescimento diário muito interessante.
    Grata pela sua presença aqui conosco novamente.

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  16. kkkk Engraçado. Eu pego carona no sucesso do Adornando a Vida e você joga os confetes em mim.
    Um blog que tem a fidelidade dos seus seguidores e que muito me honraram com os seus comentários,eu sim devo agradecer muito a chance que recebi.
    Um grande abraço a todos e feliz dia dos namorados...
    Helder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata, Valaci. Mas pensando bem foi um "casamento" e tanto as parcerias que fizemos: Blog Adornando a Vida + Valaci + leitores maravilhosos. Só concorreria para o sucesso que estamos presenciando. Mas continuaremos a jogar confetes no autor porque sem ele nada disso estaria acontecendo.

      Parabéns! Sucesso!

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir
  17. Ah que linda!!!
    Pelo que vejo, tem graça sim!! além de ser muito lindo!! A união de duas pessoas mostra que algo de sublime ainda existe, e é tão emocionante!!!
    beijos lindaaa... fique com Deus.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim