27/03/2012

Inquisição

por @soniasalim


Eu gostaria de falar das piores coisas
Aquelas que estão entaladas na garganta
As que não podemos contar a ninguém
Coisas que falam de nós e do que somos
Do que fizemos e nos envergonhamos
Ou por gosto fizemos e maldade decerto
Gostaria de contar das raivas dos choros
Das vontades que desejei que pessoas
Evaporassem ou ficassem invisíveis
Vontade de enumerar as humilhações
Contar uma a uma, falar dos desaforos
Do ódio, do desamor, enfim, do rancor
Do porão da alma ao ouvido do mundo
Eu penso em contar, mas agora não
Tenho pudores, terrores, desamores
Abrigo a vontade contida de gritar
As coisas que aprisionam a alma
E resultam em inundações e sujeiras
Levando lamas podres ao pensamento 
Obstruindo os caminhos ocultos
Bom seria poder esvaziar o coração
De tanta desolação e obscuridade
O homem deveria ter mais liberdade
Para falar sem ser levado ao tribunal
Daqueles que apontam os dedos
Julgam, matam com palavras e olhares
Os julgamentos partem de nós mesmos
Do íntimo da alma, do profundo do ser
Muitos casos que poderiam curar vidas
São mantidos presos, enclausurados
Pela estupidez do medo e das pessoas
O que elas têm a dizer de nós
São apenas palavras e prisões



8 comentários :

  1. Respostas
    1. Oi, Wil, quanto tempo... É tão bom saber que os seus olhinhos de vez em quando percorrem as atualizações no Blog Adornando a Vida. Dessa vez fui bem dura nas palavras, não é mesmo? Mas é por pouco tempo porque a próxima postagem é bem alegre e descontraída. Bem no meu jeito. rs Vamos lá!

      Obrigada pelo seu carinho.

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
    2. Querida amiga, seria tão bom se vc se permitisse falar... Veria então que o "monstro" da dor que te segue não é tão feio assim e também é familiar para muitas pessoas. Vc tem amigos que gostariam de te ouvir e que, com certeza, devem ficar magoados de não vê-la se abrir. Confie em alguém Sonia, pelo menos em uma pessoa... Beijos, Cristina.

      Excluir
    3. Oi, Cristina, quando a gente escreve (e você sabe disso) já estamos exorcizando todos os nossos sentimentos menos aceitáveis. Eu quero dizer mesmo é que eu queria poder falar abertamente o que penso das coisas com a cara mais limpa do mundo. Mas nós ainda estamos sujeitos ao tribunal da inquisição e precisamos medir palavras. Quem sabe um dia eu resolva ser mais natural e menos formal. Acho que há muitos fingimentos em ser aceitável, correta e tudo mais. Enfim, faz parte.

      Beijos, poeta!

      @soniasalim

      Excluir
  2. Olá, @jabsrs , você gostou? Risos. De vez em quando experimentamos alguns sentimentos e gritamos para ver se encontramos eco. Acho que teremos muitos por aqui. E olhe que tudo está nas entrelinhas...

    Obrigada, pela expressão do pensamento.

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  3. A vida é uma estrada única, cada um tem a sua, ela é reta em alguns trechos, tem curvas em outros e está em aclive por toda sua extensão, embora com trechos íngremes e outros não. Essa estrada não tem retorno, nem acostamento e nem redutores de velocidade, e por ela, nós dirigimos nosso veículo corporal e individual num só sentido.
    Para esse veículo, só há uma opção que podemos escolher para melhorar ou piorar a nossa viagem. Essa opção está ali na nossa frente, e são os faróis.
    Podemos viajar com os nossos faróis iluminando nosso caminho, ou os deixamos apagados e nos baseamos na luminosidade dos faróis de outros veículos das estradas paralelas (e pessoais), mas que não iluminarão perfeitamente para chegarmos ao fim natural dessa estrada da vida...
    Bem, a minha direção não é diferente dos demais e para que eu tenha uma viagem tranquila, me utilizo dos faróis do meu veículo para iluminar o meu caminho.
    Fora as metáforas, sigo uma linha em comum à leveza do meu ser, ou seja, não carrego pesos extras em minha consciência para não dificultar minha trajetória.
    Essa linha é explicita e dela me valho ao ponto de expor essa idéia para o mundo, como a exemplo tenho o título que me segue (ou vice-verso):
    “Pensar e Falar... No mundo há muitos que pensam e poucos que falam o que pensam.
    Sempre me posiciono assim: falo demais, falo o que penso e ainda mando o recado pelo que leva-e-traz. Para quem se ofender com minhas críticas, que se arme de argumentos para me convencer do contrário, pois me baseio em fatos e sendo assim, esse é quem tem que provar sua inocência”.

    Beijão, Sonia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex, obrigada por contar um pouco de sua experiência de vida baseada na determinação e coragem de "Pensar e Falar...", tornando assim o tema de seu Blog. Você encontrou a fórmula certa de se conduzir nas estradas da vida que são tão diversificadas. Cada pessoa apreende as situações e responde utilizando-se da forma que aprendeu na família ou que foi construindo ao longo do tempo. E você nos deixa a força da palavra como caminho seguro. A maneira como maneja a escrita e até usando de comparações para nos levar a uma melhor compreensão fala muito de você, mostra uma personalidade forte, bem direcionada. Nós aprendemos uns com os outros e você sempre nos enriquece usando aquilo que mais sabe fazer: a escrita.

      Estou aguardando o livro que você está escrevendo, pois será valioso para todos nós.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim