06/06/2010

A sabedoria de uma prostituta - Raabe


Josué recebeu ordem de Deus para atravessar o rio Jordão e tomar posse da terra de Jericó onde vamos encontrar uma pessoa muito interessante, a prostituta Raabe. Fico intrigada com a iniciativa dessa mulher ao entregar a sua cidade nas mãos do inimigo e salvar a própria vida e a da família. Quando o rei soube que havia hóspedes espiões na casa de Raabe mandou mensageiros para apurar o caso, mas ela decidiu em seu coração não temer, escondeu os espiões e deu um rumo incerto para os mensageiros do rei. Então, apossou do conhecimento sobre o poder de Deus em favor do povo de Israel, negociou com os espiões e montou uma estratégia de salvamento de sua família quando a terra fosse invadida. Uma troca de favores e um sinal por testemunha, um cordão vermelho amarrado na janela foi o pacto de vida de Raabe e família. E assim aconteceu, a família da prostituta permaneceu viva quando houve a invasão da terra e Raabe entrou na história da genealogia de Jesus. E afinal, o que temos em mente quando tomamos uma decisão? Raabe sabia de todas as vitórias que Deus havia dado ao povo de Israel ao dizer: “- Eu sei que o Deus Eterno deu esta terra a vocês, os israelitas. Para dizer a verdade, todos nós estamos morrendo de medo.”(Js 2.9) Esse conhecimento é importante porque é um dado que facilita na hora da decisão. Ao prever o futuro daquela cidade, Raabe decidiu compactuar com o plano de Deus. Decisão sábia tomada por essa mulher que morava na casa construída junto a muralha da cidade, tinha a prostituição como profissão e conhecia tudo que podia salvar sua vida: o poder de Deus na vida de um povo. Raabe era uma mulher atenta a tudo o que acontecia ao redor, não hesitou em ouvir a voz do coração, seu plano foi aceito e aconteceu no tempo determinado. E o cordão vermelho amarrado na janela ficou como sinal da fidelidade de Deus para com as pessoas que ajudam o seu povo a cumprir os propósitos determinados por Ele. O cordão vermelho era a solução que começava para Raabe, era reconhecimento e acordo de uma nova vida espiritual, um sinal de que Deus não faz acepção de pessoa, não discrimina, mas dá chances de salvação.
Obs.: Na Bíblia encontramos a história de Raabe em Josué cap. 2 a 6

2 comentários :

  1. eu gosto da forma como as pessoas contam as histórias que temos na bíblia. isto diz muito sobre suas concepções.

    o josé saramago, a este exemplo, quando por meio do personagem de caim reconta toda a história do antigo testamento, inclusive a desta mulher que aparece em tua história, aplica suas concepções e suas reflexões deixando bastante claro quem ele é.

    nesse sentido, após ler esta aqui no blog me arrisco em dizer o quanto me deixou a (boa) sensação de que tu és uma pessoa aberta às diferenças, por acreditar que cada pessoa carregue dentro de si mais que características.

    achei bonito. parabéns.
    um abraço imenso e até as próximas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Camila, pelo comentário. É preciso ouvir as pessoas, pensar sobre a vida, conversar muito e depois emitir opiniões que também podem ser substituídas por outras a cada momento. Às vezes, a nossa percepção não consegue alcançar o que Deus vê dentro de cada ser humano, mas se estivermos antenados com ele, tudo é possível ao nosso conhecimento. Enxergar além do senso comum é uma necessidade para não nos juntarmos àqueles que apedrejam.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim