24/05/2013

O ESTRANHO NO CORREDOR - Chico Lopes




O livro do escritor, Chico Lopes, nos aponta para um protagonista que, por todo o tempo, vive em busca de seu próprio eu, uma identidade que pudesse defini-lo. Morando na cidade grande, mas vestindo a roupagem do homem do interior, teve de fazer o retorno em busca de suas origens. Os seus amigos não tiveram habilidade necessária para ajudá-lo na busca de si mesmo que o atormentava e perseguia a cada dia. Volta e reencontra a tia que o criou e sempre exerceu muita influência sobre ele, de certa forma o aprisionando a uma vida pacata, na mesmice e no temor. A vivência dos pais que já haviam morrido nos dá uma percepção e nos ajuda a entender os motivos que o levava a sentir-se fora do mundo, um ser sem direção, sem apoio, perdido de si mesmo. A princípio as palavras do autor nos causa certo impacto fazendo-nos lembrar a maneira crua como Dostoiévski disseca as cenas. Ao mesmo tempo em que mostra a coragem do autor na exposição de situações que jamais abordaríamos, por extremo pudor, o que faz o leitor questionar: como pode escrever dessa forma? Podemos finalizar elogiando a forma minuciosa que o autor usou para descrever os locais por onde os personagens se deslocavam como também evocando lembranças que envolviam filmes, telas, livros, música. Valeu a leitura!

Foi através do CLIc - Clube de Leitura Icaraí, que eu pude ler o romance, “O estranho no corredor”, de Chico Lopes, participar da entrevista no Facebook e ainda contribuir com um poema pequenino, uma produção que costumamos fazer acerca das leituras que empreendemos.

Indefinido

Perdeu-se tentando encontrar a si mesmo
numa identidade que ocultava a dor
Naquela sombra doentia que o perseguia
viu sua história de vida como a força
exercida por uma grande pedra
a esmagá-lo brutalmente
Prisioneiro do passado
seguia sem rumo, sem amigos
para resgatar da insanidade herdada
o ser indefinido... em vão
Enlouquecido... desapareceu
E a sociedade continuava perversa, inconsequente
Com tanta gente eloquente...

Sonia Salim

Entrevista:

Imagem da Palavra - vídeos  1 e 2


12 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá, Evandro, boa tarde! Obrigada pela gentileza de ter enviado o livro e favorecido uma leitura que nos proporcionou reflexões variadas, entretenimento e ainda produzimos através dele.

      Abraços!

      Sonia Salim

      Excluir
  2. Sonia, sempre ligada em todas as mídias. Parabéns pela postagem, pelo blog, pelo Sonia Salim Paper, pela presença constante no twitter, no FB, também no blog do Clic...Ufa, será que esqueci algo? Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rita, muito grata pela presença constante na minha vida. Andei de 'asas quebradas' por falta de computador, mas o problema já está resolvido. Vamos produzir e sonhar. Afinal, vivemos de ilusões. rs
      Faltou o YouTube, por esses dias quero trabalhar num vídeo da antologia que participei na Editora Muiraquitã, algo simples, mas com graciosidade. Não podemos parar!!!

      Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir
  3. Beleza, você se inspirou no texto de Chico Lopes, ficou um resumo poético de primeira, querida.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniella, boa noite! Obrigada pela delicadeza de sua presença constante conosco. As leituras nos impulsionam a escrever e nós não 'suportamos' deixar de atender aos apelos do coração. rs

      Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir
  4. Sonia , você é uma fonte de estímulo aos leitores do Clic. Muito bom!Obrigada pelo carinho da leitura e comentario.O Chico te mandou um beijão de agradecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elô, pelos seus incentivos, eles fazem a diferença na vida de todos nós. Foi um prazer fazer essa postagem e poder divulgar o excelente romance de Chico Lopes. Ficamos com esse espaço aqui para comentarmos os vários tópicos do livro que "de propósito" eu deixo sem mencionar para ficar aquela curiosidade roendo no peito, a vontade de ler. rs
      Recebidos os beijos de agradecimentos de Chico Lopes e devolvendo em felicitações pela bela obra.

      Beijos, querida!

      Sonia Salim

      Excluir
  5. Maravilhoso, minha linda!!!
    Sempre precisamos buscar nosso eu, beijos no coração e parabéns pelo Blog, sempre belo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Francinete, por estar sempre conosco incentivando com suas palavras.

      Beijos!

      Sonia Salim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim