22/05/2011

Vencendo pela fé


Pegando a Bíblia e tentando contar uma história genial. Gênesis 37-50

José era pastor de ovelhas e sempre antenado... Teve sonhos que eram profecias e contava-os ao pai e irmãos. Mal sabia que gerava inveja...
Aos 17 anos foi vendido pelos irmãos e levado ao Egito. Lá ele trabalhou na casa de Potifar que o tratava super bem. Excelente funcionário.
Os irmãos de José disseram ao pai que ele havia morrido e mostrou sua túnica suja de sangue. O pai o amava demais!  Chorou amargamente.
Na casa de Potifar tudo ia muito bem até que a dona da casa caluniou o jovem de tê-la molestado. E José foi preso, mas fez amizade no cárcere.
Deus estava com José, ele conquistou a confiança do carcereiro e de 2 colegas na prisão: o copeiro e o padeiro do rei a quem desvendou sonhos.
Os sonhos deles realizaram, o copeiro voltou às suas atividades no palácio e o padeiro foi enforcado. O tempo passou e o rei teve sonhos indecifráveis.
O copeiro lembrou que José sabia decifrar sonhos. Foi chamado para desvendar os sonhos do rei do Egito, 7 anos fartura e 7 de fome lastimável.
José aconselhou ao rei a armazenar alimentos no tempo de fartura para venderem em tempos difíceis de fome. O rei ouviu os conselhos de José.
Saiu da prisão direto para governar o Egito, apenas uma esfera de poder acima dele, o próprio rei. Veja a história de José... Quem diria...
O tempo de fartura acabou... Veio a terrível fome no mundo... O sábio José estava preparado, vendeu cereais ao mundo todo, a fome era terrível.
A fome atingiu a família de José em Canaã. O mundo todo passando uma terrível  fome e o Egito na boa, celeiros cheios.
Ninguém sabia que esse José era o tal jovem vendido como escravo, preso, pisoteado na alma. Nem o rei sabia disso. José era homem de fé.
Os sonhos de José do Egito estavam sendo realizados... Um a um... Os seus irmãos tinham o dinheiro e José o alimento.
Em tempo de FOME o que vale mais, dinheiro ou alimento? Já passou 1 dia de fome? 
Homem e govenante de caráter como José do Egito jamais existirá. Quero ver nos tempos em que os grãos estiverem faltando na mesa do povo...
Ninguém quer saber de sustentabilidade, biodiversidade, fauna, flora. Quero ver quando chegar tempos de fome.
O que farão os fanfarrões e os beberrões? Terão grãos para suprir a sua mesa e a do povo? Ou vão morrer de fome? Olhe as condições climáticas, olhe os tempos...
A fome atingiu o mundo, então os irmãos de José foram comprar alimentos no Egito. José reconheceu logo os seus irmãos, mas tramou um plano.
Fingiu não conhecê-los até que seu plano desse certo. E lembrou-se dos sonhos que teve no passado a respeito deles. Acusou-os de espiões...
E todo plano de José para com os irmãos está em Gn 42/43/44 José não foi vingativo com eles, mas levou-os pouco a pouco ao arrependimento.
Ainda estava oculta a identidade de José até o dia em que viu seu irmão mais novo. Aí a emoção não pôde ficar contida no coração. 
José foi para o quarto e ali chorou até que conseguiu conter-se e voltou novamente à  mesa a comer com os irmãos. A sua identidade continuava em segredo.
Todo um plano foi elaborado até que José não pôde mais conter aquela emoção de ver sua família novamente e saber que seu pai ainda vivia.
José contou aos irmãos quem ele era e chorou tão alto que a notícia chegou até o palácio do rei.  E perdoou os irmãos por tê-lo vendido.
Ele reconheceu que a ação malvada dos irmãos foi a providência de Deus para livrá-los da fome e para que  garantissem a sobrevivência de seus descendentes. 
Então, pense bem quando o inimigo tiver humilhando e pisando em você. Pode ser que Deus esteja querendo  impulsionar você para algo bom e que só perceberá mais tarde.
Eu sempre penso que o inimigo está debaixo de meus pés e quando ele levanta é para me levar ao topo e proporcionar vitória.
Eu não vejo meu inimigo como alguém que vai me destruir e sim como aquele que me impulsiona para o alvo que Deus preparou para mim.
Deus permitiu que José fosse vendido pelos irmãos para livrá-los em tempos futuros e transformar a derrota em vitória.
Depois de desvendar a identidade de José, desfazer mágoas, veio toda a família dele para o Egito porque a fome ainda iria durar mais 5 anos.
E o pai de José recebeu a notícia de que o filho amado estava vivo. Já pensou nisso? Veja o milagre... Da morte para a vida.
Quantas mães esperam seus filhos que nunca mais aparecem... Com coração dilacerado, mas sempre esperam... Esperam o milagre.
E o milagre aconteceu na vida de Jacó, pai de José. E pode acontecer na sua vida também, basta crer. Eu creio...
E Deus encorajou Jacó já velho a ir para o Egito encontrar José e morar lá. Talvez eu pense em alguma mudança em minha vida também...
Eu sinto Deus perto e não longe. Eu vivo passo a passo, percebo o mover de Deus. Gosto de vivências, experiências com Deus.
E assim, toda família de José foi para o Egito viver em excelentes terras e tinha alimento à vontade, mas a fome ainda continuava terrível no mundo.
E assim aconteceu na vida de José e seus irmãos. Deus transformou o mal em bem para salvar a vida de muita gente.
Entende o que acontece com pessoas a quem Deus orienta? Elas são preservadas em tempos difíceis. É preciso aprender a escutar a voz de Deus que fala ao coração. 
Os detalhes estão na Bíblia, é uma história muito emocionante. Confira! 

José tinha 17 anos quando foi vendido como escravo e trabalhou por  13 anos assim. Ficou preso 2 anos e meio e saiu para governar o Egito. 
@soniasalim

2 comentários :

  1. Amoa história de José. Ela sempre me estimulou a confiar em Deus, em mim e no futuro.
    Que bom ler esta história tão bem recontada aqui recontada aqui.
    Bom sábado , querida.O blog está cada vez melhor.
    Elô

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eloisa, que saudade! É verdade, a história de José nos transmite uma confiança de que tudo concorre para o nosso bem. Deus sempre tem a melhor direção para os nossos passos, mesmo que esteja tudo complicado. Grande abraço, querida!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim