15/10/2010

Descompasso




O coração não obedece
Ele apertou de madrugada
Sempre nessa hora
E sufocou
Lágrimas rolaram
Eu gritei
Sossega!
Não ouviu
Ele ordenou
Levante!
Tome papel e caneta
Obedeça você!
Eu ordeno
Dito normas
Sou eu quem comanda
Você escreve
O que eu mandar
Depois de tudo
Pode descansar
Já não vou te sufocar
Só queria te usar
Para meus caprichos
Para que saibas
De vez por todas
Que você é minha serva
E obedece sempre
E quando isso acontece
Tudo corre normalmente
Desaperto quando escreves
Tudo que falo contigo
Por que?
Sou senhor
Da tua razão
Que controla
Sua mão
A brincar com palavras
Do jeito que bem
Entender
Sem rimas
No descompasso
Nas horas incertas
Sem direção
Desconstruindo
Sua decisão
Enlouquecendo
O ser que passa
A escrever
Tudo que quero
Porque sou
Seu dono e senhor
O coração


32 comentários :

  1. Eh, amiga, o coracao e assim mesmo! Manda, desmanda, e ainda comanda as loucuras do sentir! E nos, pobre servos fazemos tudo em troca de tentar ser feliz. E quando ele erra? pagamos do mesmo jeito! E quando ele esta cheio, seguramos o peito, choramos quando ele chora, sem falar da dor do amor que vai embora... sobra mesmo pra gente! E ele, todo faceiro, como quem nao fez, nao tem doh de amar outra vez. Mas o jeito e obedecer! Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga, o coração tem seus caprichos, faz o que bem entende. E nós acabamos sofrendo quando controlamos ou deixamos de controlar. Nem sabemos o que fazer, qual direção seguir. Mas, dentro dele está a resposta que precisamos, se localizarmos a sua sintonia, encontraremos o caminho certo.
    Amei sua visita nesse 'descompasso' do coração!
    Beijos!

    @soniasalim #ostra fazendo pérola

    ResponderExcluir
  3. Sabe que hoje mesmo eu pensava sobre aquilo que quer o coração e que a mente, razão, não quer não. Eu estaria enrolado se seguisse o coração e lascado se fosse pela razão. Ainda bem que soberano rei que nos governa, que manda em nosso mundo e conversa com a razão, demoveu essa de sua decisão. Viva o coração, que não podemos vencê-lo... cumpramos nossa missão
    Não era minha intensão a melodia do texto, mas acho que enlouqueci,
    tudo bem, não há mal algum em poetizar de quando em vez. Adddooorrreeei o Descompasso.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, amigo, Valdir Bressane, por ter nos dado a alegria da visita desse seu coração musicista e descompassado na loucura do poetizar. Na realidade da vida, esse tal coração não pode ficar dando uma de mandão porque senão pode complicar muitas coisas, vamos deixá-lo no mundo da poesia gritar bem alto e proclamar a sua liberdade e ação. Às vezes, precisamos dar um chega pra lá, nesse descompasso e gritar bem alto: Cuidado, coração, com essa tal decisão, porque isso não é brincadeira, não! E assim, vamos experimentando a vida, que é única, sem modelos a seguir.
    Grande abraço, querido!

    @soniasalim #ostra fazendo pérola

    ResponderExcluir
  5. Ah... esse coração. Que bom que ele manda, pois ao obedecê-lo aproxima outros corações mandões de uma "ostra fazendo pérola".
    Um grande abraço cheio de energia!
    Solange

    ResponderExcluir
  6. Amiga, Solange, fico feliz com sua visita porque sei que foi induzida pelo seu lindo coração. Sempre ele a nos fazer surpresas maravilhosas.
    Muito grata!
    Beijos!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  7. por onde interagimos com o mundo e entramos nele? Nenhum coração bate sozinho, tocam juntos e nos tocam. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Simone, obrigada pela visita e comentário. Já pensou uma sinfonia de corações batendo? Seria lindo demais! Por isso é bom essa interação aqui, pois nos leva a pensar em coisas que não nos vem à mente. Muito bom!
    Beijos no coração!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  9. WOW!
    Muito bom!
    Estou adicionando aos meus favoritos.
    Abs,

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rodrigo, obrigada pela visita. É um prazer receber as pessoas aqui e multiplicar as emoções. Fico feliz por você ter obedecido ao seu coração mandão, que intentou agradar o meu. Esses corações mandões são assim... E acabam nos fazendo felizes.
    Grande abraço!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  11. "Ah, coração, se apronta pra recomeçar..."
    Amiga, "Descompassado" definiu bem esse menino levado que habita dentro de nós e faz tanta "arruaça".
    Eu deveria ter vindo aqui há mais tempo. Seu blog, como dizem meus alunos, "é da hora"!
    Beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia, Boa Tarde!

    Na época que resolvi comprar uma muda de macadamia eu achei o seu post a respeito da sua muda e queria saber se você pode me dizer como ela está?

    A minha muda infelizmente não sai do lugar, parece que sempre esta a beira da morte, toda folhinha que ela solta depois de um tempo ela começa a "queimar" e não vai pra frente, estou ficando desesperada =/.

    ResponderExcluir
  13. Oi, amiga Wilza, que saudade! É com alegria que recebo você aqui depois de tanto tempo. Corações precisam estar mais juntos, no compasso da vida. Vem mais vezes nos alegrar e trazer palavras de alegria desse lindo coração sensato.
    Obrigada! Beijos!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  14. Querida, Marcia, não se desespere, senão o coração ficará descompassado. Vou fazer um post só para você e responder o que quer saber. Fique calma, pois compartilhamos as mesmas emoções. :)
    Beijos!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  15. Belo poema! Livre, coloquial, intenso,um pouco tenso - na melhor tradição de Drummond de Andrade. Descreve bem a dialética famosa(mas nunca trivial) da razão x emoção. Como arte, nota 10!

    Como amigo,devo comentar(ou lembrar) que há situações em que deve prevalescer a razão,e há outras que devem ser guiadas pela emoção;naturalmente havendo um equilíbrio razoável (55% e 45 %,por exemplo). Mas claro q ñ há uma regra e o equilíbrio custa mta "tentativa-e-erro"

    ResponderExcluir
  16. E este nosso coração é dono de si, comanda nossos sentimentos e por mais que tentamos, ele nos domina.... manda no nosso sentir.... E quando o danado insiste em se apaixonar pela pessoa errada???? ahhhhh é uma maluquice.... Mas quando ele acerta o alvo.... delícia.... bate descompassado no compasso de outro coração.... Lindo... adorei. beijos...

    ResponderExcluir
  17. Oi, @vandpadilhajr , como anda o coração? No compasso ou fora dele? Não importa, é preciso caminhar devagar e bem orientado para que o relacionamento seja o mais sólido possível.
    Gostei muito de sua visita no blog Adornando a vida. Deixo um grande abraço.

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  18. A querida @nadiavida veio alegrar nosso post com comentário bem sugestivo. Adorei esse coração descompassado chegando por aqui para encantar outros corações que chegarem em busca de compasso. Muito grata pela visita surpresa. Sucesso!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  19. Nossa, Sônia. Fantástica a forma de como tuas poesias elucidam os nossos mais profundos sentimentos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Não há melhor despertador que um coração a pulsar, a ordenar.
    O coração em sua emoção nos faz usar da razão. Paradoxal!!! Não. Escrevemos com a razão, movimentos físicos e mente pensante buscando a palavra certa. Palavras carregadas de emoções.
    Bjs
    Júnior Flor

    ResponderExcluir
  21. Meu coração amanheceu gelado. Eu perguntei pra ele, se ele se sentia bem...
    Ele nada respondeu, o seu pulsar apenas, revelou-me a indiferença, de algo que bate e bombeia...
    Meu coração se acelerou um pouco, pelo exercício que eu realizei. Tão fora de forma eu me encontrava, o coração me disse:- Tenha dó de mim.
    Meu coração ficou aflito no cair da tarde, pois o pensamento reflexivo, o fez alertar sobre o surgimento de uma sensação. Eu disse pra ele: - Se aquiete. Pois não é preciso se alterar comigo.
    Não teve jeito. O meu coração algumas vezes também me comanda. E somente a mulher amada pode acalmá-lo. O meu coração batendo em sintonia, com o coração daquela que me escolheu.O nome disso é harmonia. O nome disso é vida.

    ResponderExcluir
  22. Quem tem coração é sentimental e acaba sendo comandado por ele mesmo!! Tem gente que de tão insensível nem parece que tem coração.

    ResponderExcluir
  23. Soniaaa, parabéns pelo seu blog.
    Fico pouco no Twitter e pouco temos contato.
    Vou colocar o link do seu blog para segui-lo melhor, ok?
    Apareça por lá também... =)

    Bjks pra você! Paz e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  24. É assim mesmo que acontece. Nós vivemos isso e sabemos que não temos sossego ao desprezar as ordens do coração. O coração manda quando lhe aparece letras soltas, a inspiração cumplicia e organiza essas letras formando frases, textos ou poemas e aí, sobra para nossas mãos passar para o papel ou computador o que nos chega para editar. Vida difícil, mas prazerosa; vida dura, mas romântica; vida sonolenta, mas tornada ativa quando percebemos que fazemos a diferença na vida daqueles que consomem nossas poesias e textos com muito carinho e respeito. Contudo, nos deixamos ser usados para contribuir com um especial Adorno à Vida de todos nós.
    Aproveito para mostrar outro cantinho onde também sofremos essa emocionante e adorável pressão do coração: http://poesiasdafascinacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Caro poeta, @alextaissum , é isso mesmo que você disse, e o melhor de tudo é ver que as pessoas encontram nas palavras que deixamos, um elemento que impulsiona a vida e desperta prazeres. Isso gratifica e nos encanta.
    Muito grata, por deixar para nós, acesso ao maravilhoso blog Poesias da Fascinação.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  26. Obrigada, @Cris_Zarichta, pela sensibilidade na apreciação. Você é uma pessoa genial e eu gosto demais de refletir nos vídeos que você produz.

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  27. Bravo! @juniorflor , você sabe o quanto gosto dos textos que você produz, pois eles são do jeito que descreveu acima, razão acima de tudo e muita emoção pelo caminho. Ou seja, uma mistura bem equilibrada de tudo, razão, sentimentos, emoção...
    Muito grata pela visita e comentário.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  28. Rock Santine, você deixou a graça e a sensibilidade para todos nós. Muita emoção mesmo!

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  29. Meu amigo, @eddysanto , nem te conto... Tem ocasião na vida, em que devemos agir como se não tivéssemos coração. Pense bem e vai encontrar uma delas por aí. Há casos em que não podemos nos envolver, senão a vida complica de tal modo que seria impossível desembaraçar as tramas.
    Verdade!!!

    Sempre bem-vindo!

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  30. Rita, obrigada pela gentileza da visita aqui no blog Adornando a Vida. Essa semana estive lendo, de forma silenciosa, no seu cantinho literário, sobre Resiliência e Superação. Gosto muito da forma como escreve e de toda a beleza que encontro por lá, por isso vou deixar o link de um de seus blogs logo abaixo.

    Beijos, querida!

    @soniasalim


    http://pensamentomeleve.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Muito lindo mesmo esse poema... Dá prazer e muito contentamento ter uma amiga como você. Que Deus a proteja e nunca desampare sua criatividade... Precisamos de você assim... Exatamente como és... Beijos e abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada, Gino, pela gentileza e amizade.

      Seja sempre bem-vindo!

      Abraços! Sonia Salim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim