11/10/2009

Prevenção - Saúde

Iniciei meus exames de saúde mais cedo um pouco porque a correria de final de ano é cansativa e não é bom acumular atividades e trabalhar sobrecarregado. É preciso lembrar desse cuidado, ter atenção com a própria vida, amar a si mesmo. Não é custoso fazer essa rotina, há exames que você pode usar o Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento não está sendo tão demorado que o faça desistir, mas é preciso estar atento para não perder o dia do exame, pois demora cerca de 1 mês e isso pode trazer esquecimento. Seria melhor fazer pelo plano de saúde ou de forma particular, a facilidade permite maior agilização e conhecimento dos resultados.
Para trabalhar é preciso estar bem disposto, feliz, saudável.
Tire um tempo para você, cuide-se! Ninguém fará isso no seu lugar.
*
*
Bom, com o passar do tempo percebi que demora muito quando os exames são feitos pelo SUS, hoje é dia 11 de novembro e tenho exames para 17 e 18 ainda, então me arrependo de ter dito que não é tão demorado. É demorado, sim! Quando as pessoas estão sofrendo há urgência e o tempo é vital, não é possível esperar, mas eu estou bem, graças a Deus.
Anotei as datas e coloquei num lugar bem visível para que eu pudesse lembrar.
*
Hoje é dia 17/11 e fiz o exame de densitometria óssea pela primeira vez.
Minha altura: 1,60m e peso: 50kg.
Em 18/11 fiz mamografia, o último exame da lista. Exames de sangue, ultrassom, também foram feitos.
Dia 02/12 e com todos os resultados fui ao médico para avaliação final.
Está tudo ok, mas preciso ter muita atenção com a ingestão (ou não) de cálcio. É um momento de evitar perdas irremediáveis.

...

Obs.: Tudo isso que eu fiz foi detecção, pois prevenção é muito mais amplo, é mudança gradativa, estilo de vida onde entram alimentação, exercício físico, sono adequado e uma série de outros fatores que vão dar suporte à saúde.  Fique atento! 18/02/19

2 comentários :

  1. Com certeza! A nossa saúde é responsabilidade nossa, apenas. Eu também não deixo de fazer meus exames periódicos.
    Adorei o post! Super consciencioso!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Fábio, a prevenção ainda é o melhor remédio. Quando a doença se instala o corpo fica debilitado e pode não responder bem ao tratamento. Sem contar com os gastos que são maiores.
    Obrigada, seus comentários são valiosos.

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim