07/12/2008

A Vital Importância da Prevenção

Em 11 de novembro de 2008 começaram meus exames de rotina em relação a prevenção do câncer, que já estavam atrasados desde fevereiro. Foram marcadas duas ultrassonografias para 17/11 e após concluí-las o médico sugeriu que eu voltasse na semana seguinte para repetir um dos exames, pois este deixava algumas dúvidas na visualização da imagem dos ovários. Então, em 24/11 diante de novo ultrassom o médico indicou fazer uma cirurgia de histerectomia com anexectomia bilateral. Havia em mim duas vertentes: a certeza da necessidade de procedimento cirúrgico e a dúvida e medo diante dos possíveis resultados da biópsia no dia da cirurgia.
Prosseguimos, então, com os exames pré-operatórios como: coagulograma, raio X, eletrocardiograma entre outros. Surgiu uma vontade de fazer outra ultrassonografia com outro médico ou ressonância magnética, mas esses poderiam não confirmar os primeiros e a dúvida iria continuar e o tempo nesses casos é o que conta a nosso favor.
Em 28/11 todos os exames já estavam concluídos e diante do médico, e a decisão final seria minha. Meu marido e eu pensamos e refletimos muito junto com o médico que explanou tudo detalhadamente e com a segurança de um profissional competente e, acima de tudo, ético. Decidi pela cirurgia e o médico cumprimentou-me dizendo: _ Você fez a melhor escolha!
Foi uma difícil decisão, uma vez que, eu não estava sentindo nada, dor nenhuma, simplesmente resolvi, um dia, entrar no consultório médico e fazer exames preventivos rotineiros.
Em 01/12 estava eu a caminho do Hospital das Clínicas de minha cidade (antiga Casa de Saúde Maternidade Santa Terezinha) com uma pequena bagagem para 2 dias e meio e a cabeça como se estivesse participando de um filme inexplicável _ o da vida real.
Em 02/12, aproximadamente às 7:00 horas eu já estava preparada para o procedimento cirúrgico. Cheguei a ver e falar por alguns segundos com meu médico, depois 'apaguei' completamente, nem cheguei a ver o patologista que seria responsável pela biópsia, e quando acordei estava já no quarto.
Dissiparam-se as preocupações quando o médico saiu da sala de cirurgia e relatou a meu marido a ausência de malignidade.
Estou relatando esse fato para exaltar o valor da prevenção em todos os sentidos da vida, principalmente, quanto a própria saúde.
Hoje estou livre de um teratoma adulto do ovário que poderia ter causado muitos danos a minha vida se não fosse detectado a partir de uma simples ação: consulta para exames preventivos.
*
Médicos:
*
Cirurgião: Dr. José Carlos M. Barros
*
Resultado da biópsia: Ausência de malignidade.
*
A Deus, toda a honra e toda glória!
*
Sonia - 13/12/2008

Um comentário :

  1. "Oi sonia,
    Cumprimentos de Madesh e Preethi.
    Sou muito feliz que você manda fazer a sua cirurgia. Esperança você restabelece-se logo. A vida é muito desleal se não cuidarem dele. Sobretudo quando uma pessoa adquire mais velha ele/ela deve tomar extra o cuidado de outra maneira um dia essas doenças atacarão e farão a vida a pior. Você é o melhor exemplo de outra gente para levantar o seu cheque de saúde feito. Você é professor; você deve trazer a consciência à gente.

    Restabeleça-se logo e cuide,
    Deseje-lhe Natal feliz e Ano Novo

    Transmita as minhas considerações ao seu children e seu marido,

    Cuidar
    Madesh e Preethi"

    *********
    Recebi dos amigos indianos, Madesh e Preethi este e-mail em 22/12/2008. São palavras sábias e amáveis que pretendo guardar no coração, por isso resolvi postar e compartilhar com todos os que visitarem meu blog.

    O meu agradecimento ao casal que são profissionais comprometidos com a saúde e a vida.

    Sonia
    ********** 22/12/2009

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim