20/11/2008

Delineando árvores e homens

Venho observando a natureza com mais detalhes ultimamente, fazendo uma comparação com a nossa vida e o desenvolvimento social e emocional do ser humano.
Estava no sol da tarde, andando a caminho da minha casa ansiosa por encontrar abrigo, quando avistei uma fileira de árvores. Ao querer usufruir da sombra desejada percebi que, embora podadas e cuidadas, elas não podiam fornecer naquele momento o que eu mais precisava, pois seus troncos ou suas ramificações eram tantas que mal podia abrigar uma pessoa e liberar um de seus atributos primordiais. Eram aproximadamente 10 árvores com altura mediana e que ali estavam enfileiradas com tudo para serem perfeitas, fortes troncos, galhos, folhas. E eu deixo uma questão para reflexão. Sendo árvores não frutíferas, além dos benefícios indiscutíveis de estarem cumprindo seu papel na natureza, qual a causa da sua ineficácia quanto a abrigar sob a sua copa, seres humanos ávidos por sombra? Pode ser que a minha ansiedade não tenha deixado a percepção trabalhar com perícia, talvez não sejam árvores tão amadurecidas quanto o alcance do meu pensamento. A necessidade de sombra era vital e eu precisava urgentemente dessa função da natureza em relação a árvore. Desde então, passei a observar e a delinear com os olhos o que seriam árvores perfeitas.
E conosco acontece o mesmo, precisamos nos colocar todos os dias na linha da observação para que aconteça modificações constantes, enfrentando desafios que surgem para dar novo molde ao estilo de vida a que estamos acostumados. Precisamos também fornecer sombra para outros seres ou ficaremos infrutíferos, inúteis. Às vezes, necessitamos que outros olhos venham delinear nossa vida para que possamos chegar cada vez mais perto do ideal. Quase sempre isso acontece com sofrimento, pois quanto mais maduros ficamos, mais dolorida a poda. É melhor que isso aconteça gradativamente, enquanto a maturidade vai acontecendo porque comparando os ramos novos com os mais fortes e envelhecidos, podemos perceber que a dificuldade se faz presente quando podamos grandes galhos. Quanto mais novo o galho menos dificuldades, menos dolorida a mudança, a tranformação.
Precisamos delinear árvores e homens enquanto estão em desenvolvimento para que haja mais harmonia no mundo. Sugestões e novidades precisamos...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim