21/05/2014

Chaetostoma glaziovii - foto de YT Silva


Chaetostoma glaziovii Cogn. 

Agora vejamos essa belezinha. Só a encontro em terrenos rochosos, altitudes elevadas e baixa temperatura
Observe que vivendo em condições duras ela se acautela produzindo muitas flores, mas só abre algumas por vez.
Note que há uma sequência. Poucas abertas, poucas murchando, mais algumas quase abrindo e muitas esperando a hora. Porque?
Porque assim ela garante que sempre terá flores esperando vento e insetos para fertilizá-la e assegurar a reprodução.
Esse exemplar encontrei a 2.800 m nas Prateleiras - Parque Nacional do Itatiaia. Totalmente aberta mede 1,5 cm de diâmetro.  
Início da floração: 08/04.”   Y. T. Silva


O Paisagista do Império


4 comentários :


  1. São lindas, não?
    Todo o Brasil é lindo, é misto, é aconchegante, sua natureza envolve todos os gostos, ela é diversa.
    Já viajei bastante pelo Brasil, conheço alguns cantinhos escondidos da maioria das pessoas, cantinhos com vegetação diferentes e únicas, serras e montes que referenciam as regiões onde estão situados, planícies, planaltos. Todos esses cantinhos que trago na memória são dignos de serem comparados a paraísos. Paraísos Brasileiros, assim eu os denomino.
    Mas infelizmente nossa cultura é carente de conscientização e atitudes para a preservação. As administrações públicas muitas vezes não se importam em expandirem para o lado mais bonito, modificam cenários naturais em favor de um progresso nem tão promissor como pensado inicialmente. Faltam-lhes planejamentos e respeitos à terra, à biodiversidade, à posteridade...
    Saí do Brasil uma única vez, não sairia de novo, ainda tenho aqui mesmo uma variedade infinita de beldades para preencher o que resta ao meu prazer em conhecer minha amada Terra, sua vegetação, seus climas, suas montanhas, seus animais e seus habitantes.
    Madrinha Sonia, me desculpe se fugi um pouco do tema, mas não poderia deixar de falar do que meus olhos viram e me causaram impactos emocionais, como o “chaetostoma glaziovii” também me causaria se um dia me deparasse com ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Alexandre! Você colheu e preservou na memória muitas imagens bonitas da beleza natural do nosso Brasil, por isso o êxtase diante dessa beleza que postamos, a Chaetostoma Glaziovii. Ela é encontrada em altitudes e clima muito frio.
      Belas palavras, poeta! A preservação é algo mais abrangente e precisa ser levada a sério no nosso país, afinal, é a respeito da vida que estamos falando. Nós convivemos lado a lado com a natureza e se ela for depreciada nós perdemos espaço e vida plena.

      Grata pela visita constante nesse espaço que é para o encanto dos olhos, da vida.

      Abraços! Sonia Salim

      Excluir
  2. Lindíssima foto dessa planta que eu tanto amo! Foram alguns anos dedicados ao seu estudo e nunca tive o prazer/sorte de vê-la florida no campo, apenas ressecada em excicatas. Parabéns ao fotógrafo e à autora do blog por eternizá-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabio, obrigada pela visita e comentário. Quando o autor da foto, Y. T. Silva, me mostrou a foto eu pedi logo para postar aqui no blog porque você já havia me apresentado essa linda e delicada flor quando foi trilhar pela serra em busca dela. Tão difícil de encontrar e que resistência aos ventos e temperaturas baixas! Estou muito feliz com a postagem. Abraços!

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim