23/01/2010

Mudas de manga espada



A semente que deu origem a esta muda veio da minha vizinha Sonia, que todos os anos nos dá muitas mangas porque excede em seu quintal; ela tem 3 ou 4 pés de manga espada e uma sombra esplendorosa. Este ano peguei as sementes maiores e resolvi lançá-las à terra para uma experiência. Comecei com 2 sementes, uma em cada saquinho, e qual foi a surpresa nasceram 2 mudas em um deles e no outro diversas. Li no site da EMBRAPA que a semente de manga espada é poliembriônica, deve ser isso o que aconteceu e que me causou espanto. Particularmente, eu gostei mais da 1ª, ficou uma planta mais bonitinha. Eu não sei ainda o que vai acontecer, mas penso que a muda mais vigorosa irá rompendo com sucesso e os outros embriões poderão definhar.

Agradecimento a minha xará, Sonia, pela gentileza.

10 comentários :

  1. Olha só! Acabei tendo um aprendizado botânico contigo neste post. Eu não sabia que a manga espada tinha sementes poliembriônicas. Que interessante! Eu achava que esse fenômeno só ocorria em gimnospermas (plantas sem flores, mas com sementes).

    Para quem possa ter dúvidas, uma semente poliembrionada é aquela que possui vários embriões em seu interior e cada um irá originar uma nova planta. São os gêmeos do reino vegetal! :D

    ResponderExcluir
  2. Oh! Quanta honra poder ajudá-lo com minhas pequenas experiências! Hoje fui tirar as mudas mais novinhas para que a principal desenvolva melhor e tive uma surpresa. As pequeninas tinham raiz separadas, ou seja, cada planta tinha sua raiz e podem ser plantadas separadamente. Em resumo, uma semente produziu 3 mudas, muito interessante isso. Eu não tive a percepção de que poderia ser desse jeito, pensei que seria somente uma raiz. Vivendo e aprendendo. Bela lição!
    Grande abraço, Fábio, obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Amada, gostei do seu blog e vim visitá-lo. A propósito o pé de manga já tá grandinho... como ele está? Estou pensando em plantar um pé lá em casa. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, essas 2 mudas foram doadas para vizinhos que levaram para sítios ou pomares. O pé de manga que tenho no quintal nasceu ao acaso, meu marido jogou a semente, depois eu encontrei a muda e fui cuidando sem saber ao certo a qualidade dela, mas demos sorte. As mangas são deliciosas, mas não produziram com fartura ainda, este ano já é a terceira floração. Aconselho que plante a semente, mas com a certeza de que seja a que você mais goste. Imagine a ansiedade que fiquei até certificar que a manga era espada, a que considero a melhor, mais saborosa. Plante! E boa sorte!
      Muito grata pela visita e comentário.
      Beijos!
      Sonia Salim

      Excluir
    2. Quantos meses demora para germinar?

      Excluir
    3. Eu não sei bem, planto e esqueço de olhar. Depois vou ver e o milagre está pronto, lá está o broto. Faço isso de vez em quando por distração, não sou entendedora do assunto.
      Por estes dias coloquei na terra (num saquinho plástico) uma semente de cacau e já germinou. Se as formigas deixarem teremos um lindo pé de cacau para fazermos doce de suas amêndoas, ou seja das sementes.

      Grata pela visita. Abraços!

      Sonia Salim

      Excluir
  4. Oi! tenho labirintite, e me mandaram fazer um tratamento com folhas de manga espada, li que tens em tua casa, aqui no RS onde moro, não tem. Peço, por favor, se pode me enviar, são 21 folhas.
    Se responderes mando meu endereço.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, a labirintite pode causar tonturas, vertigens, náuseas e também compromete o equilíbrio da pessoa. O médico é o melhor conselheiro nessa hora porque usa os medicamentos certos de acordo com os exames. E assim você estará no melhor caminho. Se ele indicou esse tratamento que você diz, como algo suplementar, tudo bem, mas se não, é melhor esquecer e optar por exames e combater as causas. Pense nisso! Restabeleça logo!

      Abraços!

      Sonia Salim


      O QUE É LABIRINTITE:


      http://pt.wikipedia.org/wiki/Labirintite

      http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/labirintite/

      http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?542

      Excluir
  5. Sônia....muito legal sua experiência...e me ajudou bastante...Estou com duas sementes de manga que fiz o processo de germinação colocando em caminha de algodão (como a experiência do feijão que se fazia na escola...lembra?)..Só que uma delas tá bem verdinha e com 2 hastezinhas...mas não sei quando colocar na terra...Vc tem alguma opinião sobre isso??? O que faço? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana, boa noite! Eu não sou entendedora do assunto, mas penso que pode colocar na terra assim que tiver os brotos porque só em água não terá vida por muito tempo.

    Tenho uma tia que faz o seguinte: deixa a semente secar até o ponto de poder abrir e tirar a parte de dentro para plantar. Dessa forma o pé não ficará grande e produzirá frutos em pouco tempo. Eu vou experimentar fazer isso, se o meu marido não jogar fora a semente que separei aqui. rs
    Grata pela visita. Boa sorte!
    Abraços!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim