20/12/2007

Diálogo entre amigas


Wilza - Minha mãe mandou eu correr pra cá pra te contar uma coisa boa! Um pezinho de acerola pouco maior do que o que você levou, estava lá no quintal todo carregadinho de frutas. Um bebezinho já gerando. Olha só que coisa! As raízes fininhas atravessaram os furos da lata e se fixaram na terra. A vida não encontra mesmo barreiras quando deseja se fazer presente. E hoje foi o presente do dia que viemos dividir com você. Sei que vai ficar tão feliz quanto ela.
Sonia - Fiquei muito feliz mesmo, isso tudo nos ensina e traz esperança ao coração.
Fui olhar as plantinhas no quintal e observei que os cuidados são muito importantes na vida delas. Coloquei em um lugar fresco, com sol brando e chuva vinda do céu como tem visto ultimamente. Saiba que o pé de acerola está renovando as folhas, deixando aquelas pequeninas e nascendo umas clarinhas e maiores, também voltou a florir. Sabe o que eu penso? Que precisamos prestar atenção em tudo que estamos aprendendo porque se encaixa bem em nossa vida cotidiana, os cuidados especiais com a vida no planeta, seja vegetal ou animal.
Wilza - Mas o que você falou sobre o aprendizado é bem sério mesmo. Deus nos ensina muito através das pequenas coisas da natureza.
Sonia - Sim, é preciso que a pessoa esteja atenta a pequenos detalhes, porque grandes coisas são percebidas nas entrelinhas da vida.
Wilza - Ah, sobre as sementinhas de girassol, por serem muito especiais e por terem vindo de mãos tão especiais, estamos aguardando um dia também especial para plantá-las. Está quase chegando...
Sonia - É gratificante poder observar a beleza, mesmo que efêmera, do girassol, faz nascer um sentimento de admiração pelo Criador.
Wilza - Está chegando o tempo do plantio!
Sonia - Sim, o tempo está propício. Cheguei do 'yard' agora, o pezinho de acerola tem 2 frutas grandes e saudáveis e está avermelhando, eu fico encantada com as pesquisas que estamos fazendo. Ganhei uma muda de uva, preciso planejar o plantio. Alguma sugestão?
Wilza - Bom saber sobre o andamento das nossas pesquisas.
Sobre a muda de uva, o que sei é que num primeiro momento deve ser plantada na areia, até que surjam as raízes. Depois, num local onde haja boa drenagem da água. Por ser trepadeira, precisa de estacas para sustentar seus ramos. É necessário proteger dos ventos fortes. Também precisa de poda anual, ou quando surgirem os primeiros brotos nas pontas dos ramos. A luz no período da florada até a maturação é recomendada para que haja uma boa produtividade. Cuide bem, mas não facilite muito as coisas pra ela, senão não serão uvas de boa qualidade.
Sonia - Amiga, estou preocupada, não sei se terei toda essa habilidade com a videira, mas vou começar providenciando o necessário para a sustentação inicial.
Wilza - Ah, vai dar certo sim. Você é meio Tistu. Parece com a minha mãe.
Amiga, a aventura das sementes começou! Hoje foi o dia escolhido. Agora é cuidar e esperar. Muito obrigada pelo presente!
Sonia - Prepare o coração, porque você ficará encantada com a força do desenvolvimento e a beleza dos girassóis. Hoje é mesmo um dia especial: é Natal, tempo de celebrarmos a vida em todas as formas e expressões. Também estive no 'laboratório', saboreando a 1ª acerola da mini árvore que ganhei de sua mãe. É bom demais acompanhar no dia a dia o desenvolver de cada planta e saber que há milhares de pés de acerola desperdiçando fruto, mas o meu é especial porque recebi de pessoas que amam a terra, a semente, a germinação, o verde, enfim, a vida. Por esse motivo aquele fruto que degustei é único, diferente de todos os outros.
Wilza - Tenho a certeza de que serão os girassóis mais lindos do mundo. Contei sobre a sua árvore pra minha mãe. Ela vibra a cada notícia, sabia? Acho que somos três malucas que amam essa coisa chamada milagre da vida. rs O que você falou sobre o fruto me lembrou Exupéry com a sua rosa. Bem legal, Sonia!
Sonia - Verdade! "O Pequeno Príncipe" é inesquecível, um livro que deixa marcas na alma, pelas lições que nos proporciona, fazendo-nos participantes de uma variedade de sentimentos, e um deles é o encantamento. Exatamente por isso, somos malucas pelos milagres da natureza, isso é genial, não acha? Enquanto uns devastam florestas inteiras em nome do lucro, nós conseguimos sentir a alegria ao observar um pezinho de manga que nasce espontaneamente bem no meio do quintal. Essa é a nova de hoje! Experimente essa elegante loucura!
Wilza - Se acho? Ih, sou suspeita pra falar. rs Sabe o que a maluca-mor da mama fez hoje? Transplante de figueira. Me acordou de madrugada toda feliz porque a muda mineira que eu trouxe já deu 'filhote'. Vamos ver se vai à frente. Se der certo, uma das crias será sua, sem dúvida.
Sonia - Esse título que você deu para sua mãe é fantástico e mais ainda a arte de resgatar mudas de figueira e outras variedades. Eu amo doce de figos cristalizados! É óbvio que estou na fila de espera!
Wilza - Um grande beijo, amiga. Obrigada por seu carinho e amor, pelo seu cuidado especial de cada dia com a plantinha chamada amizade.

4 comentários :

  1. Querida amiga, Deus a abençoe por tamanha sensibilidade em observar e cuidar do que Ele nos deu. A vida agradece e eu sou grata a Deus por você fazer parte da minha.
    Beijos carinhosos,

    Wilza.

    ResponderExcluir
  2. Sou eu a agradecer por ter a sua amizade, Wilza. Obrigada! Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Amizade verdadeira é bálsamo para alma, é como uma plantinha tenra e... mais interessante ainda, é ser uma árvore frondosa a dar frutos tão emocionantes como esse diálogo entre amigas.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Muito obrigada pelas gentis palavras. A sua visita nos alegra muito e mostra a alma delicada e poética que você tem.
    Um grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim