06/01/2019

A Coragem de Criar - Rollo May





“A coragem é necessária para que o homem possa ser e vir a ser.” Rollo May
Rollo May inicia definindo “coragem” em suas várias formas descrevendo-a citando vários autores como: Kierkegaard, Nietzsche, Sartre... Para ele, a coragem criativa é a mais importante forma de coragem, pois é através dela que uma nova sociedade, um mundo novo podem ser construídos.
“A necessidade de coragem criativa é proporcional ao grau de mudança.”
É através dos artistas, os mais variados, que tudo isso inicia porque expressam, “vivem o que imaginam”, e nós recriamos ao apreciarmos as obras. A capacidade de comunicação dos artistas oferece ao público uma visão do que está acontecendo ou noções vindouras.
“Criar é querer ser imortal.”
O homem para além da morte reflete os objetivos da arte criativa. Há de se travar um embate com a morte e vencê-la a cada impulso do ato criativo.
May não concorda que a criatividade seja produto da neurose, mesmo reconhecendo alguns casos que evidenciaram associação a problemas psicológicos: Vincent van Gogh, Gauguin, Virginia Woolf.
“Não podemos, portanto, aceitar a pressuposição, seja lá como se apresente, de que o talento é uma doença e a criatividade uma neurose.”
“Se quisermos compreender a natureza psicológica e espiritual de uma época, observemos longa e minuciosamente a sua arte.”
“A exploração dos fenômenos do inconsciente relaciona-se de modo fascinante com a criatividade.”
Às vezes o inconsciente se sobrepõe ao pensamento em momentos que a pessoa dá uma pausa no trabalho fornecendo dados importantes e, às vezes, contraditórios para um renovo total, uma mudança de paradigma, novidade de vida.
Na sua totalidade o livro é maravilhoso, cada frase, motivo de aprendizagem e chamado à criação, seja em qualquer setor que a pessoa esteja, sempre terá angústia, sempre terá a “coragem e a liberdade" dando espaço à criatividade.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim