26/03/2012

Humilhação


por @soniasalim

Quem já sofreu humilhação sabe decifrar com exatidão o que é ser massacrado. Traz um sentimento de vergonha que acelera os batimentos cardíacos resultando em palpitações que tiram até o sono. Tudo isso nos faz questionar as razões da arrogância que certas pessoas usam para se preservarem no poder. Para quem nunca experimentou, a humilhação tem gosto  amargo, intolerável e causa náuseas, nojo e repulsa contra o opositor. É semelhante a ser jogado no lamaçal sem direito a levantar e cada vez mais sentir-se sujo, enlameado, envergonhado. A sensação leva ao sentimento de querer sumir, desaparecer da vida, do mundo. Ou fingir de morto, nunca mais sair de casa, anular a alma; incalculável é o sentimento de inferioridade e impotência. Eu já passei por inúmeras humilhações e sobrevivi a todas. Fui ganhando uma força extraordinária, como se fosse uma capa que cobrisse o coração e bloqueasse os danos que as humilhações podem causar. O tempo vai mostrando que os opositores têm grandes fragilidades e fazem isso para preservarem suas vidas. São os verdadeiros fracos no mundo, aqueles que necessitam de correções que só a vida pode proporcionar com mais eficiência. Um dia você percebe que esses opositores deixam os lugares vazios, não se encontram mais lá para danificar vidas alheias. Eles já estão fora pelo peso da mão de Deus sobre as ações deles. Sentiam-se donos do tempo, mas o tempo é implacável, não perdoa. Os que cometem danos morais colhem no futuro os resultados de sua própria ação.  Então, se hoje você passou por uma situação em que está sentindo a ofensa como uma enorme pedra sobre o seu corpo, aguarde por um tempo, não se desespere, pois no futuro você encontrará respostas para cada fato da vida. Tenha fé, continue a caminhada, pois a vitória do ofendido sempre está a caminho.

4 comentários :

  1. Já vi uma ofensora contumaz ser humilhada. E como foi bom, ela experimentou do próprio veneno. Como ela perdeu o cargo que a deixava bem a vontade para humilhar seus subordinados, o castigo foi devastador. Agora ela pode humilhar os insetos da casa dela, baratas, lagartixas, formigas, pq de seres humanos ela não se aproximará mais. Justiça foi feita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que acontece, Cristina, quando as pessoas pensam que são donas dos cargos que ocupam por um determinado tempo. E ainda se acham injustiçadas quando perdem o poder. Os que sofrem na mão delas ficam felizes quando chega o tempo da justiça. Impossível não alegrar quando um déspota é tirado do poder e as coisas começam a fluir melhor. Bons ares começam a ventilar tanto nas empresas quanto nas escolas ou repartições públicas, enfim, em todo lugar.

      Beijos!

      @soniasalim

      Excluir
  2. A humilhação pode produzir efeitos devastadores na vida do ser humamno e ninguem tem o direito de fazer isso com o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Eddy, pode destruir uma carreira promissora e levar pessoas à depressão além de muitas outras coisas. Os "tiranos" não têm esse direito, mas exercem como se fosse a ação mais correta que existe. Mas quando Deus os ensinam, ah, meu caro amigo, aí não tem saída para esses vermes!

      Obrigada pela sua visita que já é constante aqui no Blog Adornando a Vida.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim