19/09/2011

PROFESSOR PÚBLICO E SUA MATÉRIA-PRIMA


 Autora: Tereza Cristina 

Potencialidades e talentos mil,       

Redecorando com força o ambiente estudantil;
Objetivando apenas, em sua maioria, serem empurrados ao próximo ano, pois
Falta-lhes a base essencial para um saber progressivo
E não foram estruturados para
Serem mais interessados, respeitosos e amigos de limites!
Situando-se, assim, como um desafio e
Obstáculo mesmo a ser vencido, até que se reconheça a importância real do                 
Realinhamento da educação, incluindo rechaçar a maquiagem da promoção automática e inserir o reforço escolar a partir do 1º passo do aluno rumo à sua formação!!

Cada criança merece esse esforço! É um ser humano arrancado do assistencialismo e transformado em força motriz para o País, para si mesmo e seus próximos!! 

Vídeo by @soniasalim

10 comentários :

  1. Muito criativo o seu artigo, amiga Sonia.

    Não me canso de pedir que os professores sejam muito mais valorizados do que hoje são. Vocês merecem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, @ProvaSurpresa , acho que teremos mais acróstico da amiga Tereza Cristina vindo por aí, pois ela tem feito uma série de reflexões a respeito da importância do professor.
    Obrigada pelo comentário que traz muito incentivo a todos nós que convivemos aqui no blog Adornando a Vida. E para a autora, Tereza Cristina, também, quem um dia poderá animar, criar um blog e caminhar junto conosco. Estou torcendo para isso!

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo, Sônia. Quem milita nessa profissão tão dificil merece!

    ResponderExcluir
  4. Da valor ao professor. Afinal eles formam os alunos. Isso que penso, da valor as pessoas que formam, que formam pessoas pensantes, não meramente pensantes mais que forma a cima de tudo homens e mulheres...

    ResponderExcluir
  5. Sim, @eddysanto , por isso tenho postado os acrósticos da professora Tereza Cristina, e fiz um vídeo para diversificar a apresentação do tema.
    Eu penso que ainda haverá grandes transformações na educação com a democratização da internet, o que não ocorreu de fato, pois vejo muitos excluídos. Isso facilitaria a propagação do saber numa escala maior. E o papel do professor será direcionar para um alvo promissor. Sei que isso já acontece, mas há grandes dificuldades ainda.
    Vamos caminhando... O tempo dirá!

    Muito grata querido!

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  6. É verdade, @Francisquices , você tocou num ponto importante, a questão da formação além do conhecimento, que são os valores para uma vida inteira. A família está muito ausente, pelo trabalho e outras coisas do dia a dia, e isso vem acumulando nos deveres do professor. A família deixou para a escola a função de direcionar os valores de seus filhos. Perceba na sociedade como as coisas estão invertidas, porque não podemos repassar responsabilidades. E são muitos alunos em uma turma para um só professor dar conta de tudo. O dever principal do professor está no direcionamento dos conhecimentos e intercâmbio deles entre os alunos.
    Bom, é o que eu penso... Espero que outros venham nos ajudar.
    Obrigada pelo comentário que nos faz viajar por vários caminhos.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Minas tá uma queda de braço entre o governo que nao toma medidas de melhorias de salarios e os professores que estão ganhando uma mixaria. Entre els estão as crianças que estão sem aula desde junho com sérios prejuizos à ao aprendizado que já não é eficiente. Deste jeito o ano letivo já ta comprometido. Até agora nao há esperanças de solução. Um país sem uma boa educação jamais será desenvolvido, mas ainda nem todos dão valor a essa máxima.

    ResponderExcluir
  8. @eddysanto, meu amigo, parece que essa queda de braço ocorre em quase todos os Estados. E quando termina, os professores voltam para a sala de aula com poucos recursos e tudo continua a mesma coisa de sempre.
    E alguns, entre os que escolhemos para representar o Estado e decidir por nós, estão os corruptos que interceptam o que poderia se pagar com dignidade o professor que trabalha no dia a dia com os nossos filhos. Eu falo também como mãe que valoriza os esforços dos professores que lutam para impulsionar os meus filhos a um futuro melhor.
    Obrigada, amigo, pela gentileza de estar conosco nessa batalha da valorização do professor.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  9. Lendo os comentário me lembrei de uma fala do meu professor de História da Educação. Ele fala: a escola ensina, a família educa.
    Doí saber que a sociedade não entendi isso. E culpa os professores por sua omissão.

    Um grande abraço! Gostei muito do vídeo e dos comentário!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Nilda, pela visita e comentário no blog Adornando a Vida. Essa postagem é uma colaboração de uma amiga, a professora Tereza Cristina, que nos presenteou com excelente reflexão. Seu professor é sábio nas palavras, você nos deu grande contribuição deixando aqui os dizeres dele.
    Obrigada, querida!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim