Mostrando postagens com marcador gordura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gordura. Mostrar todas as postagens

12/08/2019

Gordura sem medo - Nina Teicholz


Gordura sem medo: por que a manteiga, a carne e o queijo devem fazer parte de uma dieta saudável


“Considero essa obra uma das mais impactantes que já li.”   Dr. Flávio Barros - nefrologista 



O livro de Nina Teicholz, THE BIG FAT SURPRISE tem ganhado espaço entre os leitores e vem alcançando outros países com traduções em português – GORDURA SEM MEDO; e espanhol – LA GRASA NO ES COMO LA PINTAN. 



“Um exame atento revela que quase nada do que pensamos hoje sobre gorduras em geral, e as gorduras saturadas, corresponde à verdade.” 





Nina Teicholz é jornalista investigativa. De repente foi fazer críticas de restaurantes e por falta de ajuda de custo para as refeições, comia os alimentos densos, nutritivos e variados oferecidos pelo Chef.  Percebeu que começou a perder peso mesmo comendo fartamente tudo que jamais permitiria que passasse pelos seus lábios, pois seguia corretamente as diretrizes nutricionais. Publicou um artigo sobre gordura trans que chamou muito a atenção do público e foi convidada a escrever um livro aprofundando o assunto. Este foi o ponto central, o início de grandes e importantes descobertas na área científica relacionadas à nutrição que estavam e continuam ainda meio ocultas. 



“Talvez essa afirmação pareça dramática, e eu mesma jamais teria acreditado nela, mas uma das coisas mais impressionantes que aprendi em minha pesquisa foi que, 30 anos depois da recomendação oficial da dieta de baixo teor de gordura, embora considerássemos seus benefícios certos e garantidos, ela não foi sujeita a nenhuma verificação científica formal de grande escala.”


“Na verdade, sabe-se há mais de 50 anos - embora esse dado seja habitualmente esquecido ou ignorado - que nosso corpo não precisa de carboidratos e pode se sustentar perfeitamente bem, se não melhor, à base de cetonas. A pequena quantidade de glicose necessária para certos tecidos corporais – o cristalino do olho e os glóbulos vermelhos do sangue, por exemplo – pode ser criada pelo fígado a partir dos aminoácidos que integram as proteínas que consumimos.” 

Esta postagem tem como objetivo o incentivo da leitura a respeito de saúde e nutrição. Consulte o seu médico e nutricionista para sua segurança antes de fazer qualquer procedimento.  


28/12/2013

Óleo de coco


Hoje eu trouxe para vocês um "queridinho" que já conhecemos há bastante tempo, nossos antepassados usavam, só que as embalagens e texturas eram diferentes. Tenho duas marcas, a primeira (COPRA) eu comprei aqui na cidade mesmo, na farmácia de manipulação, e gostei; a segunda (Dr. Orgânico) eu comprei na Casa Santa Luzia/SP e veio por sedex, não fica barato, mas valeu a comparação, muito bom também.


O óleo de coco solidifica abaixo de 25ºC e sua cor fica esbranquiçada. Isso é normal e não precisa aquecer para usar. Quando aumenta a temperatura ele volta ao estado líquido/viscoso.


Eu conheci o óleo de coco virgem Dr. Orgânico no site da Pat Feldman - Crianças na Cozinha - tem muita informação lá.


O que mais importa no rótulo é a parte de ingredientes que precisa constar somente 100% óleo de coco ou Cocos nucifera L. e isso costuma estar em letras microscópicas. Nada de conservante. Olho vivo!
No site do Dr. Rondo também tem muito a nos informar sobre os benefícios do óleo de coco. Veja também este vídeo.
Eu estou usando porque pesquisei muito e tenho lembranças do meu tempo de criança em que meus pais usavam a "Gordura de Coco Carioca" ou a "Dunorte". Se a memória não falha é isso mesmo. Esses produtos sumiram do mercado. Você sabe por quê? Hum... Boa pergunta.