06/08/2020

The Fat of the Land - Vilhjalmur Stefansson



Vilhjalmur Stefansson (1879-1962) o antropólogo canadense, explorador do Ártico, que viveu entre os esquimós adotando inclusive a alimentação deles como estilo de vida tem muito a nos ensinar neste maravilhoso livro.



Alguns pontos importantes do livro:

Vilhjalmur Stefansson disse que o gosto dele passou por mudanças graduais e percebeu que muitas das crenças anteriores sobre os alimentos eram de herança social e não herança biológica.

E a pergunta que deixamos aos leitores é a seguinte: Quais alimentos foram programados para o seu corpo há milhões de anos?

Vilhjalmur e seu amigo Andersen foram submetidos em 1928 a Estudos do Hospital Bellevue, Nova York, para verificar os dogmas dos profissionais de saúde na época.

Poderia o homem viver unicamente de carnes e gorduras ou a dieta deveria ser variada entre carnes, grãos, frutas e vegetais? Comer somente carnes levaria o homem a contrair o escorbuto, doença por deficiência de vitamina C? 

“Assim, a única coisa que importa muito em relação à saúde dos dentes é a composição química da dieta - quanto maior a porcentagem de carboidratos, menor a porcentagem de proteínas animais e gorduras, maior a cárie dentária.”

É citado o nome do Dr. Weston A. Price e o seu livro, Nutrition and Physical Degeneration, os estudos de malformação da arcada dentária, a fisionomia dos povos estudados e diversos conceitos importantes para o nosso conhecimento.

Descreve também sobre o valor das gorduras na Bíblia e nos diversos livros da literatura. E também que o aumento do açúcar foi ocorrendo na mesma proporção que iam diminuindo as gorduras na dieta humana.

E finalmente faz uma excelente explanação sobre as guerras do Pemmican, um alimento de sobrevivência feito de carnes e gorduras. 


Vilhjalmur Stefansson


..............................................

Postagens relacionadas:

Ao solitário sonhador

Poema à Vilhjalmur Stefansson 

........................................................


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim