05/06/2020

Doce romance - Sonia Salim



Poema inspirado no livro, A época da inocência - Edith Wharton.

Leitura através do Clube de Leitura Icaraí.





Não consegui afastar-me das convenções
A responsabilidade foi minha, toda minha
Embora o meu envolvimento tenha sido real
senti que o seu amor foi muito maior
Intenso e bastante sofrido
Ah, eu deixei a vida correr como um rio sem obstáculos
Era uma luta cruel entre você e as minhas tradições
Um sofrimento horrível e angústia sem fim
Eu queria desligar-me de tudo e fugir com você
Não consegui
Mas o amor resistiu ao tempo
O mesmo que matou os nossos sonhos
Corroeu a nossa liberdade
nos afastou um do outro
Eu tentei envergar a vida
e torcê-la para que ela conspirasse a nosso favor
Tudo em vão
Faltou-me coragem de desatar os laços
Desfazer-me por inteiro
A conveniência social estava grudada
nas minhas entranhas
e impediu que eu cedesse a este amor
tão livre como o exalar do perfume
das rosas amarelas
Restou a significante lembrança
e a emoção do toque nas suas mãos
O nosso romance nas páginas do livro
E um filme... somente

Sonia Salim 
22/05/2020


2 comentários :

  1. Caramba!
    Essa estória mais parece uma história... Sim, porque me sinto dentro dela em quase todas as frases. Sinto que faço parte dela, porém do outro lado, do lado oposto ao da protagonista, a outra metade do amor revelado nesse texto.
    Eu tive alguns amores ao longo da minha vida, mas um deles - apenas um – não me deu a oportunidade de pelo menos tocar as mãos da pessoa amada... Foi um amor de verdade, foi passageiro, foi cruel, mas que ainda está na minha mente velha e cansada, e que ainda fomenta a saudade daquela pessoa com a qual não importava a distância, mesmo havendo entre nós teclados, telas, câmeras, conexões lentas... Nada importava quando nos encontrávamos com a cumplicidade das apressadas madrugadas.
    Desculpe-me pelo desabafo, mas a senhora foi profunda no veio da minha saudosa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, foi uma leitura maravilhosa e eu não pude deixar de registrar os sentimentos e as emoções! O livro de Edith Wharton - A época da inocência. O filme eu não tive oportunidade de ver.
      Muitos relatos existem, com certeza, semelhantes ao descrito no poema. São histórias vividas e guardadas apenas na memória. Que bom poder tocar na sua história com as minhas palavras. Muito grata por contar o seu caso de amor. Boa noite!

      Excluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim