26/12/2019

AÇÚCAR: culpado ou inocente? Gary Taubes



“E as raras ocasiões em que o consumo do açúcar caiu – como foi o caso, por exemplo, durante a Primeira Guerra Mundial, por causa do racionamento por parte do governo e falta do produto no mercado -, a mortalidade pela diabetes invariavelmente declinou também.”  Gary Taubes 







“A diabetes se tornou um dos principais problemas da Humanidade, uma causa significativa de doença e morte em todos os países e em todas as principais etnias.” Kelly West - epidemiologista, 1978



Este livro responsabiliza o açúcar como principal culpado por pessoas estarem adoecendo, padecendo das doenças modernas. A sacarose e o xarope de milho rico em frutose, por exemplo, podem desencadear várias doenças crônicas.


Elliot Joslin foi o mais influente especialista em diabetes no século XX. Diagnosticou o primeiro caso de diabetes mellitus na paciente Mary Higgins no Hospital Geral de Massachusetts em 1893.

Dietas e estilo de vida ocidentalizados estão conectados com a prevalência de diabetes que é uma doença ligada ao metabolismo do carboidrato, ou seja, o consumo de açúcar. A síndrome metabólica é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares e diabetes.  

A diabetes explodiu após a Revolução Industrial com o surgimento da indústria de doces. As campanhas publicitárias de açúcar miram em mulheres e crianças como principal alvo de compra.

No final da década de 1970 culparam a gordura como responsável por doenças cardiovasculares e absolveram o açúcar favorecendo que as pessoas inclinassem para os carboidratos resultando no que estamos vendo hoje: diabetes, sobrepeso, obesidade e muitas outras doenças crônicas.

Esteatose hepática, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, derrames cerebrais, demência, Alzheimer – doenças da ocidentalização.

“Esses fazendeiros de tabaco haviam começado a adoçar seu tabaco depois de curá-lo com um processo que mergulhava as folhas em um “molho de açúcar”, na verdade marinando-as em uma solução de açúcar que poderia também incluir mel, xarope de bordo, melado, xaropes de frutas, alcaçuz e outros adoçantes.” Gary Taubes

Aumentava o câncer induzido pelo cigarro ligado ao açúcar. A dieta também tem importante papel no aparecimento de diversos tipos de câncer. Em 1964, a OMS estava sugerindo que alguma proporção de cânceres humanos, talvez a maioria, era “potencialmente evitável”. O câncer se tornou frequente com o estilo ocidental.



Assuntos complementares: 
Um milhão a menos  



2 comentários :

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim