04/01/2010

Salvando a muda de macadâmia



Esta muda de macadâmia foi um presente de minha tia Nadyr, uma pessoa que gosta de jogar as sementes na terra para ver o milagre e a beleza da germinação acontecer. Quando ganhei estava bem menor e com toda saúde de uma muda perfeita. Eu era sempre interrogada pela tia a respeito da planta e ela sempre dizia para eu tirar do vasinho porque havia o risco de danos à raiz, mas como estou esperando meu marido aterrar o quintal para plantar definitivamente o tempo foi passando, o trabalho tomando o tempo e o que já estava previsto aconteceu. Quando eu transplantei a muda para uma sacola maior, cortei a raiz e tive assessoria do biólogo Fábio Bastos que aconselhou a diminuição das folhas para que a planta não respirasse muito por elas e isso pudesse causar danos à raiz. Fiz como determinado e esperei um tempo bom. Nada de transformação. Planta com a parte superior relativamente morta e desenvolvimento paralisado. Passou um bom tempo e começaram a aparecer brotinhos no entroncamento com as folhas. Agora já posso mostrar a muda e todo cuidado é pouco para que tudo corra bem.

Meu agradecimento ao Fábio que tornou possível esse post através de seus estudos de botânica e também no arranjo das fotos .

6 comentários :

  1. Está linda a sua muda! Rebrotando vigorosamente! Acho que vai ficar ótima!
    Parabéns pelas mãos tão jeitosas para lidar com plantas!

    ResponderExcluir
  2. Só para explicar mais um pouco o que está acontecendo, vou fazer mais um comentário.

    Quando se podam as raízes de uma planta, deve-se entender que sua superfície de absorção de água fica bastante reduzida. Por outro lado, as folhas estão sempre transpirando para manter o fluxo de água contínuo através do corpo vegetal. É uma transpiração que não tem fim, senão o suprimento de água fica comprometido. Porém, isso não significa que uma planta sem folhas fica sem transpiração, afinal o caule também faz isso. No entanto, as folhas são as principais responsáveis por esse trabalho, através dos estômatos (pequeninos poros que existem na superfície epidérmica que abrem e fecham de acordo com a necessidade da planta).

    Dessa forma, se as raízes são podadas e a absorção de água fica comprometida, é importantíssimo que se reduza também a transpiração através da diminuição da quantidade de folhas. Senão, o vegetal poderá desidratar e morrer, como aconteceu com a região superior desta muda. Neste caso, teria sido melhor se as folhas que restaram tivessem sido cortadas pela metade e ficassem com 50% de seu comprimento. Porém, isso não foi um problema e agora ela está rebrotando vigorasamente!

    Aprendemos contigo que a macadâmia é uma espécie mais sensível e que necessita de maior poda de folhas numa redução de raízes. Belo experimento!!

    Vamos torcer pela recuperação e desenvolvimento da muda!
    Abraços biológicos!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Ah, e obrigado pelo carinho e os créditos! :D

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação, Fábio! Foi todo esse processo mais uma longa espera com cuidados adicionais que tornaram possível o surgimento de brotos e uma nova esperança de vida vegetal. Podemos respirar aliviados, conseguimos! Obrigada!
    Amei os abraços biológicos!:)

    ResponderExcluir
  5. Oi Sonia, é muito bonito seu blog parabéns ! bjsss

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Adélia, pela visita carinhosa. Beijos!

    ResponderExcluir

Faço a moderação dos comentários, por isso ao enviar sua mensagem, aguarde pela aprovação. Comentários ANÔNIMOS ou com links NÃO serão publicados. Lembre-se de assinar!

Grata

Sonia Salim